BNews Pet

Até no reino animal! Promiscuidade e traição masculina geram 'divórcios' entre pássaros, diz estudo

Lubos Houska por Pixabay
Os pássaros da mesma espécie costumam se “separar” por causa da promiscuidade dos pares machos  |   Bnews - Divulgação Lubos Houska por Pixabay

Publicado em 06/07/2023, às 11h32   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A traição masculina é um problema até no reino animal. Acontece que, segundo uma pesquisa publicada na revista Proceedings of the Royal Society B, os pássaros da mesma espécie costumam se “separar” por causa da promiscuidade dos pares machos.

O estudo mostrou que 90% das espécies de aves geralmente têm um único companheiro durante pelo menos uma estação de reprodução, entretanto, segundo os pesquisadores chineses e alemães, algumas aves monogâmicas mudam para um parceiro diferente para uma estação de reprodução subsequente, apesar de seu parceiro original permanecer vivo. Esse comportamento é chamado de "divórcio".

Esses divórcios acontecem por dois principais motivos: promiscuidade masculina e migrações de longa distância. "Após a migração, os pares podem chegar ao seu destino de forma assíncrona, levando a uma situação em que a chegada antecipada pode acasalar com um parceiro diferente, resultando em um ‘divórcio’. A migração também pode levar a pares pousando em diferentes locais de reprodução, causando ‘divórcio’ devido à perda acidental", afirmam os pesquisadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp