BNews Pet

Bafo de onça: Especialista ensina forma correta de escovar os dentes de cães e gatos

Ilustrativa / Pixabay
Nos cães e gatos, a cavidade oral de ambos possui uma grande presença de bactérias  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 14/05/2023, às 18h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Se engana quem acha que os pets não precisam cuidar da saúde oral. De acordo com o veterinário Thiago Prescinotto, do Veros Hospital (SP), é recomendado que pelo menos uma vez ao ano a partir dos quatro meses, os animais façam uma vista ao dentista veterinário para acompanhar a troca dentária e o surgimento do tártaro. 

Ainda de acordo com o especialista, nos cães e gatos, a cavidade oral de ambos possui uma grande presença de bactérias que diariamente formam a placa bacteriana, uma película pegajosa sobre os dentes.

Então, segundo o veterinário, sem escovação dentária diária e cuidados domiciliares, essa película sofre um processo de mineralização pelo contato com a própria saliva (rica em sais minerais) e forma a placa bacteriana mais conhecida pelos tutores: o tártaro (cálculo dentário). 

‘’É muito importante criar uma rotina diária para seu pet entender que esse momento fará parte da vida dele, para ele ir se acostumando. Os cães não usam relógio, mas seguem diariamente o seu relógio biológico”, afirma Prescinotto.

Confira abaixo o passo a passo para iniciar a escovação:

  1. Escolher um horário para escovação e manter por todos os dias o mesmo horário;
  2. Na primeira semana iniciar manuseando a boca do animal por dentro e por fora com o próprio dedo;
  3. Na segunda semana, acrescente sobre o dedo uma gaze ou lenço de escovação;
  4. Na terceira semana com o pet mais habituado a manipulação oral, é o momento de usar a escova de dente. Inicie sem uso de creme dental realizando movimentos circulares;
  5. Na quarta semana, acrescente o creme dental sobre a escova e assim continue diariamente. 

Importante lembrar
A escolha da escova de dente também é importante e deve ser feita de acordo com o tamanho do animal - desde uma escova infantil para cães pequenos até uma escova adulta para cães grandes - e de preferência, com cerdas macias. Já o creme dental, deve ser exclusivo para pets, em hipótese alguma deve-se utilizar creme dental humano pois estes não podem ser ingerido pelos animais. 

Dica
Ainda segundo o veterinário, os brinquedos também são importantes para auxiliar a higienização oral, mas é importante evitar os brinquedos muito duros, como os ossos de nylon, que podem fraturar os dentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp