BNews Pet

Vídeo: Baixo número de senhas em Castramóvel revolta população de Salvador: 'o povo não aguenta mais'

Bruno Conha/Secom
Castramóvel Jardim Botânico tem recebido muitas reclamações por parte de moradores  |   Bnews - Divulgação Bruno Conha/Secom

Publicado em 25/07/2023, às 12h54 - Atualizado às 15h45   Marcelo Ramos e Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A situação do Castramóvel Jardim Botânico, na avenida São Rafael, no bairro de São Marcos, em Salvador, tem gerado revolta na população. Segundo informações obtidas pelo BNews nesta terça-feira (25), o local tem disponibilizado apenas 40 senhas por dia e muitas pessoas estão precisando dormir na fila para conseguir castrar seus animais.

De acordo com Adilson Amorim, que faz trabalho voluntário com resgate de animais abandonados, moradores da capital baiana e também de cidades como Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias estão chegando de madrugada e passando mais de 4 horas em busca de atendimento aos pets.

“A prefeitura tem disponibilizado apenas 40 vagas, as pessoas ficam a noite toda na fila, a situação está triste. O povo não aguenta mais, não tem vaga, não tem atendimento”, desabafou ao BNews.

O pastor Dinho, conhecido como Dinho Moto, que também atua como protetor de animais, relatou as dificuldades enfrentadas por voluntários e tutores. "Quero pedi o apoio da prefeitura. Bruno reis, nos ajude... 40 castração durante o dia não está dando para nada", afirmou.

"Quantas famílias estão passando a noite toda lá e não estão sendo atendidas. Precisamos do seu apoio, Bruno Reis. Vocês que estão aí representando nossa categoria, nós não temos ninguém. Nós estamos pedindo apoio", disparou. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção de Animal (Secis) de Salvador informou que “em virtude da alta demanda do Castramóvel II, estacionado no Jardim Botânico, no bairro de São Rafael, uma avaliação será realizada para prorrogar o tempo de estadia do equipamento móvel, que está previsto para ficar no local até o dia 6 de setembro”.

Ainda de acordo com a Secis, “o interessado tem as opções de agendar [email protected], ou seja, sem se deslocar para o local e com comodidade ou, pode também, comparecer no Castramóvel para o acolhimento por demanda espontânea”.

A Secretaria informou também, que “a formação de fila não é comum para acesso ao serviço, uma vez que, há dois castramóveis, além de duas clínicas contratualizadas em pleno funcionamento para ofertar a esterilização gratuita de cães e gatos para acolher exclusivamente os cães e gatos de tutores que residem em Salvador. Atualmente, a pasta realiza uma média de 1,6 castrações por mês, o que significa aproximadamente 20 mil procedimentos no ano”.

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp