BNews Pet

Baleias jubartes causam alvoroço ao surgirem na Bahia e especialista revela se há perigo na interação com o animal

Ilustrativa/Pixabay
Baleias jubartes já comeaçaram a ser avistadas no Brasil  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 08/07/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

As baleias jubartes resolveram antecipar a visita e já começaram a ser avistadas no litoral baiano desde junho. Normalmente, esses animais viajam da Antártida até a costa brasileira, no período de acasalamento, de julho e novembro. É esperado que 20 mil baleias apareceram no Brasil esse ano não apenas para acasalar, mas também parar conseguirem comida.  

Ao Bnews, o biólogo e especialista em comportamento animal, Esaú Franco, comentou: "As baleias jubartes migram para Bahia à procura de águas mais quentes e rasas para acasalar, reproduzir e amamentar seus filhotes"

As primeiras baleias a serem vistas sugiram no Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, em Salvador e em Praia do Forte. Um filhote já foi avistado em Arraial do Cabo, pela equipe do Projeto Baleia jubarte.

Franco explicou que, apesar das baleias jubartes não apresentarem perigo, os humanos devem ficar atentos aos cuidados com a interação com esses animais. "Alguns cuidados devem ser levados em consideração ao avistar uma baleia jubarte. A primeira delas é não pegar no animal ou nadar próximo. Manter uma distância mínima de 100m", disse.

"Não se deve acelerar o motor da embarcação, caso a baleia se aproxime. Caso o animal esteja próximo à costa, evitar passar por ela, para evitar o encalhamento. Vale lembrar que o animal está no ambiente natural dele e que devemos minimizar os nossos efeitos sobre o local (evitar qualquer tipo de ruído, contaminação e perseguição)", informou o biólogo, que destacou a curiosidade das baleias com embarcações, o que pode acabar gerando algum acidente.

Durante a visita das baleias jubartes ao Brasil, é normal que sejam presenciados alguns encalhamentos e Esaú explicou: "Os animais podem encalhar por estarem fracos ou desorientados, devido a doenças, ferimentos por colisão com embarcações ou emalhe em redes de pesca".

Afinal, porque as baleias chegaram mais cedo esse ano?

Esaú comentou que é normal que algumas baleias já antecipem a esse processo, mas, as mudanças climáticas podem também ser um dos fatores a terem afetado a vinda antecipada das baleias para o Brasil. Ele pontuou as atitudes a serem tomadas para o bem-estar desses animais e do meio ambiente.

“O principal cuidado que se deve ter é o descarte correto dos resíduos, principalmente, o plástico. A poluição pode causar sérios danos aos animais. Vale destacar que a poluição sonora pode interferir na comunicação social destes animais. O emalhe de redes de pescas também causa mortes e ferimentos destes animais. Além disso, outro problema que afetam as baleias jubartes são as colisões por embarcações ", concluiu o biólogo.

Reprodução/ projeto baleia jubarte

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp