BNews Pet

Banheiro pet: Entenda a importância da caixinha de areia para a saúde dos gatos

Divulgação / Meau
Especilistas comentaram importânica da escolha da caixinha de areia ideal para os gatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Meau
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 18/07/2023, às 20h01


FacebookTwitterWhatsApp

A quantidade de gateiros no Brasil vem aumentando nos últimos anos. De acordo com o Censo Pet IPB, realizado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), o número de gatos aumentou para 6% nas famílias brasileiras entre 2020 e 2021.


Com o aumento de gateiros, muitas dúvidas sobre o cuidado dos gatinhos também surgiram, principalmente sobre produtos adequados aos pets e ao seu banheiro: a caixinha de areia. 


Pensando nisso, a médica-veterinária comportamentalista e coordenadora de conteúdo da Petlove, Jade Petronilho, e André Romeiro, diretor executivo de Marcas Exclusivas na Petlove, e da  Meau, comentaram sobre a importância da caixinha para os felinos.


Qual a areia ideal?


Falando sobre a escolha de areia, os profissionais informaram que tudo depende do felino, já que uns “preferem a areia de madeira, outros gostam de uma mais fofinha, há os que se sentem melhor com a sílica ou com grãos mais grossos”.


Apontando a Meau como uma ótima opção para os bichanos, André trouxe o motivo da marca se destacar. “Com a areia Biodegradável Meau, recém lançada no mercado, por exemplo, o tutor facilitará ainda mais a rotina de cuidados com o seu gato, os torrões são instantâneos, firmes e há total eliminação do odor da urina e das fezes, com isso a areia rende muito mais durante o uso”, explicou.


Importância para a saúde felina:


A areia adequada permite que os tutores avaliem as fezes e urina dos felinos, podendo rastrear alguma modificação que possa apontar alguma doença.


Romeiro destaca a necessidade de areias com cores mais claras para permitirem uma melhor visibilidade dos tutores.


Tamanho e quantidade:


A médica-veterinária comentou sobre a quantidade de areia necessária para as caixinhas para o melhor conforto dos felinos. “Colocar pouca areia na bandeja é um erro comum dos tutores, mas precisamos lembrar que a funcionalidade da caixa é servir de algo como um canteiro, que o gatinho teria acesso caso vivesse na natureza, por exemplo, onde a terra seria abundante e suficiente para ele poder enterrar seus dejetos com extrema facilidade”, declarou.


Para um banheiro pet que mais se encaixe às necessidades dos gatos, Jade Petronilho informou a quantidade ideal de caixinhas de areia. “Se há um gato na casa, devemos ter duas caixas, se há dois, devemos ter três e assim por diante. Com apenas uma caixa, a chance do gato considerá-la suja é muito grande, mesmo com alta frequência na limpeza. Gatos são muito higiênicos, ter mais de uma alternativa irá trazer maior bem-estar a eles”, resume a coordenadora de conteúdo da Petlove.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp