BNews Pet

Cachorro engasgado: Cãolunista te ensina o que fazer nessa situação

Foto Ilustrativa / Pixabay
Cãolunista explica o que fazer para socorrer um cachorro engasgado  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa / Pixabay
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 18/11/2022, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! E vou falar hoje sobre um tema suuuuuuuuuper importante e que as humanas precisam aprender: o que fazer caso seu cachorro fique engasgado. Vocês sabem, né, eu, Oreo, meu irmão Chico ou qualquer outro cachorro somos atraídos por cheiros na rua. E, nessa brincadeira, quando alguém vacila, pimbaaaa…a gente acaba comendo alguma porcaria (deliciosa) do chão, tipo osso. 

Meu irmão é um aspirador de porcarias. Ele pega e rói tudo o que vê pela frente, até pedra, mesmo tendo muitos brinquedos  de roer disponíveis. Eu sou mais contido, mas não resisto a um ossinho vaciliando no chão. Só que, como todos nós sabemos, essas situações são muito perigosas para a saúde do cão, que, além de ficar exposto a doenças, pode também se engasgar. Por isso, prepara papel e caneta, ou o bloco de nota do celular, para anotar as dicas.

Como saber que meu cão engasgou? Humanos, é mais ou menos simples e abaixo eu vou ajudar vocês a identificar essa situação:

  • Seu cão ficará excessivamente agitado e agoniado;
  • Tosse e tentativa de vomitar;
  • O cachorro pode babar;
  • Há dificuldade de respirar;
  • O animal pode levar as patinhas à boca, como uma tentativa de tirar algo preso;
  • Geralmente, o cachorro fica na posição ereta: cabeça e pescoço abaixados, orelhas baixas;
  • Em casos mais graves, as gengivas podem ficar azuladas ou esbranquiçadas;
  • Quando o caso é mesmo grave, o cão pode desmaiar.

Antes de se desesperar caso um dos sintomas mais leves apareça, a dica preciosa que eu dou a você, tutor, e tente ver se o seu amigo peludo consegue engolir. Pegue um biscoito ou um petisco que ele goste muito e dê ao animal. Se ele engolir, respire aliviado, porque não se trata de engasgo. Caso ele rejeite, acho melhor levar ao veterinário.

Caso consiga, recomendo também que você tente algumas manobras que podem salvar a vida do seu melhor amigo. Se o seu cão for pequeno, segure-o pelas patas traseiras e o levante, deixando a cabeça dele para baixo. Em seguida, chacoalhe o animal com delicadeza e veja se ele consegue expelir o objeto.

Já se estivermos falando de um cão de grande porte (tipo eu, que, apesar de ser médio, tenho 20Kg), segure as patas de trás e levante-as, mantendo as patas dianteiras no chão. Fique atento para ver se o objeto é expelido. Agora, se ligue, tutor: mesmo que o objeto tenha sido totalmente expelido e o animal tenha voltado a respirar, meu conselho é que você o leve ao veterinário para se certificar que o incidente não causou nenhuma lesão interna, principalmente na garganta.

Gostaram das dicas? Anotaram todas? Então, hoje eu fico por aqui, mas volto na próxima semana com mais temas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp