BNews Pet

Cadela ajuda tutor com esquizofrenia a controlar alucinações; entenda

Reprodução / Redes Sociais
Cadela de serviço aprendeu comandos para auxiliar tutor com esquizofrenia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 09/04/2024, às 13h33


FacebookTwitterWhatsApp

Uma inteligente cadelinha chamada Luna surpreendeu os internautas após aparecer em um vídeo ajudando o seu tutor que possui esquizofrenia, a controlar as alucinações provenientes do transtorno mental.

No vídeo compartilhado no Instagram no dia 9 de março pelo biólogo comportamentalista e adestrador, Pedro Luiz Fontoura, a cadelinha surgiu observando seu tutor que estava falando sozinho com uma suposta pessoa que só ele mesmo enxergava.

Em um momento, o tutor vira para a cachorrinha e pede para ela cumprimentar a visita, quando Luna não faz isso o tutor então percebe que na verdade estava em uma de suas alucinações.

Acontece que Luna é uma cadela de serviço, que foi preparada para realizar esse tipo de comando para o seu tutor, com o intuito de alertá-lo quando o que ele está vendo é real ou não, facilitando o dia a dia do seu cuidador.

Na legenda da publicação, o profissional explicou esse comportamento fascinante da pet. "Esse vídeo ilustra profundamente a importância e o impacto dos cães de serviço na vida de pessoas com condições psiquiátricas. Os cães de serviço são treinados para realizar tarefas específicas que ajudam seus tutores a gerenciar os sintomas de suas condições”

“No caso de indivíduos com esquizofrenia, um cão de serviço pode oferecer uma âncora para a realidade, ajudando a discernir entre alucinações e o que é real. Cães como Luna podem ser treinados para responder de maneiras que confirmem a presença real de outras pessoas, proporcionando um meio tangível para seus tutores verificarem suas percepções”, complementou o adestrador.

Pedro Luiz também explicou como os cães de serviço podem atuar no cuidado com os seus tutores. "Isso não apenas ajuda na gestão de sintomas específicos, como alucinações, mas também oferece suporte emocional, reduzindo sentimentos de isolamento e ansiedade", acrescentou.

"O papel dos cães de serviço na saúde mental de seus tutores é bem documentado, mostrando que a presença de doguinho pode melhorar significativamente a qualidade de vida. Além do apoio psiquiátrico, os cães de serviço fornecem companheirismo incondicional, amor e suporte emocional, que são vitais para a saúde mental e o bem-estar geral. A conexão entre humanos e cães, especialmente em contextos como o descrito, destaca a incrível capacidade dos cães de ir além do papel de 'simples pets' tornando-se essenciais no suporte à saúde mental e física de seus tutores", refletiu o profissional.

A publicação logo viralizou nas redes sociais atingiu 251 mil curtidas, encantando os internautas. "Luna por dentro: tá repreendido em nome de Jesus", brincou uma seguidora. "Acho incrível esse auxilio que os cães podem oferecer para nossa saúde mental. É um tema que gostaria de me aprofundar mais", declarou outra. 

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp