BNews Pet

Campanha de vacinação antirrábica começa em Salvador nesta segunda-feira (31)

Jefferson Peixoto/ Secom SMS
Vale lembrar que a vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade para os seres humanos  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/ Secom SMS

Publicado em 30/07/2023, às 18h08   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (31) começa a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Salvador. Com o tema “Proteja seu Amiguinho Com Uma Dose de Amor”, a ação promovida pela Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para proteger cães e gatos, acontecerá na praça Conjunto Senhor do Bonfim, em Plataforma, na região do Subúrbio, das 8h às 14h. 

A ação, que contará ao longo do mês com postos itinerantes espalhados em locais estratégicos, além de drive-thru/pontos fixos da vacina em centros comerciais com grande circulação, acontecerá até o dia 8 de setembro, com a meta de imunizar 249 mil caninos e felinos a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes..  

“Montamos toda uma logística para que todos os bairros possam ser contemplados e que a vacina esteja próxima de quem mais precisa e, principalmente, dentro de um calendário democrático que contemplará os finais de semana e o dia D, previsto para 2 de setembro. Com isso, teremos tutores e protetores de animais estimulados. Sabemos como esses seres são cada vez mais integrantes fundamentais de inúmeras famílias soteropolitanas, então cuidar da saúde e bem-estar desses ‘anjos de quatro patas’ também é o nosso objetivo”, contou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.  

A ação deve oportunizar e garantir o acesso à dose para evitar o contágio da raiva entre animais, principalmente porque Salvador registrou, nos últimos anos, confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato. 

Vale lembrar que a vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade para os seres humanos. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Veja os pontos para vacinação:

Pontos itinerantes e postos de saúde – Entre os dias 1º e 3 de agosto, primeira semana da estratégia especial, a SMS manterá duplas de agentes de endemias em mais de 90 pontos itinerantes da cidade como praças, finais de linha e escolas para aplicar a dose, entre 8h e 14h. A lista pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br. Por esses meios também é possível conferir os postos de saúde habilitados até o final da campanha, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

Pontos fixos e drive-thru – O sistema drive-thru e os pontos fixos em centros comerciais vão iniciar no primeiro final de semana da campanha, dias 5 e 6 de agosto. Serão cinco shoppings e uma instituição de ensino superior envolvidas. A divulgação com endereço e horários acontecerá em breve. 

Vacinação

Quem levar animal para o drive-thru, deve mantê-lo dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal que além do condutor do veículo tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação 

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp