BNews Pet

Campanha de vacinação antirrábica terá pontos itinerantes e drive-thru neste fim de semana

Jefferson Peixoto/Secom PMS
A campanha, que iniciou no último dia 31, atingiu a marca de mais de 50 mil animais protegidos em 15 dias  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom PMS

Publicado em 12/08/2023, às 07h00   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de ampliar o acesso a dose da vacina contra raiva em animais, a Campanha de Vacinação de Salvador ofertará a dose em pontos itinerantes e drive-thru neste sábado (12) e domingo (13). A ação, que iniciou no último dia 31, atingiu a marca de mais de 50 mil animais protegidos em 15 dias.  

Neste fim de semana, devido ao Dia dos Pais, os pontos itinerantes nos bairros Distritos Sanitários de Cajazeiras, Subúrbio e São Caetano/Valéria, além do drive-thru na UNIFTC, na Avenida Paralela, funcionarão excepcionalmente apenas no sábado (12), das 9h às 16h. Já os pontos fixos nos shoppings Salvador Norte e no Barra estarão disponíveis tanto no sábado, das 9h às 16h, como no domingo (13), das 12h às 17h.

“A expectativa é de ampliar consideravelmente a proteção aos cães e gatos com a iniciativa aos fins de semana, pois facilita o acesso das pessoas que, por algum motivo, tenham dificuldade de levar os animais durante os dias úteis. Para este momento, investimos em parcerias com locais comerciais de grande circulação, para que o tutor possa passear ou resolver suas pendências e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde do seu anjinho de quatro patas”, destaca a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.  

Devem ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A meta da estratégia é vacinar 249 mil animais na cidade. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.  

Orientação especial – Para os tutores que preferirem o posto drive-thru, a orientação é de que levem os animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. Além do condutor do veículo, é recomendado que tenha uma segunda pessoa para conter o animal durante a vacinação. 

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo, com uso de focinheira, para a segurança do vacinador e do tutor.  

Campanha – Iniciada no último dia 31, a Campanha de Vacinação Antirrábica conta com uma programação também de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 100 salas de vacina com a oferta da dose, pontos itinerantes com duplas de agentes de endemias percorrendo as ruas dos 12 Distritos Sanitários e pontos fixos em locais de grande circulação para ampliar ao imunizante.

A lista completa dos locais está disponível no site saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Salvador, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ, no (71) 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp