BNews Pet

Cão passa por cirurgia após PMs da Bahia perceber que algo estava errado

Divulgação/SSP-BA
Blood passou por cirurgia com apoio de equipe médica da Rondesp Leste  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA

Publicado em 11/12/2021, às 19h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Blood é astuto e especialista em Mantrailing - técnica que consiste na busca específica do cheiro de um indivíduo, descartando outros odores - mas, precisou dar uma parada nas atividades policiais para cuidar da saúde. O cão, lotado na 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valença), passou por cirurgia para a retirada de um nódulo com apoio de equipe médica das Rondas Especiais (Rondesp) Leste. 

Com três anos e sete meses, o cão da raça Bloodhound - conhecido também como Cão-de-São-Humberto - aparentou incômodo no membro posterior direito e, após passar por uma bateria de exames, foi constatado que o nódulo estava inflamado e precisava ser retirado para evitar que sentisse dores e garantir a segurança do cão.

Um dos responsáveis pelo procedimento, o soldado Anterio Neto, que também é médico veterinário e lotado no canil setorial da unidade, explicou que o cão apresentava os sintomas há 15 dias e o caroço crescia de maneira rápida. 

“O nódulo tinha cinco centímetros e precisava ser retirado com urgência, pois estava prestes a romper. Dias antes do procedimento, iniciamos um tratamento à base de anti-inflamatórios e realizamos o procedimento em 30 minutos, sem nenhum tipo de complicações”, contou. 

Após o procedimento, realizado pelo também médico anestesiologista e diretor do Hospital AnimalMed de Feira de Santana, Saulo Cunha, o animal segue em observação na sede da 33ª CIPM e, após a retirada dos pontos, em 15 dias poderá voltar aos treinamentos leves. 

“São ações assim que fortalecem essa integração entre as unidades da PM. Nós somos uma unidade de apoio tático e estamos prontas pra servir as unidades de policiamento sem medir esforços”, disse o comandante da Rondesp Leste, major Fernando Cardoso.

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp