BNews Pet

Cão passa por procedimento para não latir mais e é abandonado em seguida; nova tutora reage

Reprodução/TikTok @teresa_jack
Corgi se submete a procedimento para não latir mais após reclamação de vizinhança  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TikTok @teresa_jack

Publicado em 31/01/2023, às 12h24   Cadastrado por Milena Ribeiro



Um cachorro corgi, chamado Watson, foi submetido a um procedimento que fez com que ele não conseguisse mais latir como um filhote normal. A situação ficou ainda pior depois que os antigos tutores abandonaram o pet logo após a operação. A nova tutora de Watson, Teresa Jack, lamentou o fato.

Os antigos donos do corgi cederam à pressão dos moradores de seu prédio e tentaram silenciar o animal, que incomodava a vizinhança. Depois do procedimento, a família decidiu que era melhor o cachorro procurar um novo lar e o colocou em um abrigo de animais.

Teresa, de Utah, nos EUA, encontrou o pet, de três anos, no local e logo foi informada da sua condição. Ela ficou chocada com o que descobriu e prometeu cuidar de Watson.

"Eu nunca tinha ouvido falar do procedimento. Seus proprietários anteriores ainda tentavam comercializá-lo para nós como um ponto de venda, então acho que eles nem perceberam o custo que isso teve para ele", disse Teresa ao Mirror.

O procedimento se chama descascamento ou desvocalização (no Brasil é conhecido como cordectomia) e é uma cirurgia que consiste em remover partes das cordas vocais do cachorro para que ele pare de latir.

No Brasil, o procedimento é ilegal, mas é permitido em muitos estados dos EUA. "Em última análise, sempre que alguém toma a decisão de descascar um cachorro, nunca é do interesse do cachorro", explicou Teresa.

Ela ainda acrescentou: "É sempre do interesse dos donos, do complexo habitacional ou do criador. Isso tira a capacidade de um cão de alertar alguém que ele percebe como uma ameaça ou gritar por socorro".

No TikTok, Teresa publicou um vídeo do cão e, na legenda disse: "Compartilhando a história de Watson. ACABE COM O DESCASCAMENTO DO CÃO! Não patrocine os veterinários que prestam este serviço! Sua vida mudou para sempre porque as pessoas fizeram uma escolha que não era do seu interesse e depois o abandonaram".

@teresa_jack Sharing Watson’s Story. END DOG DEBARKING! Don’t patronize veterinarians who provide this service! His life changed forever because people made a choice that wasn’t in his best interest and then abandoned him. #dogs#veterinarian#dogsoftiktok#rescuedog#debarkingpuppies#debarking#dogdevocalization#trauma#animalshelter#doglover♬ Sad Music - Max-Music

A história do pet viralizou na web e já tem mais de 5 milhões de visualizações, 1.2 milhão de curtidas, 12.3 mil comentários e cerca de 10 mil compartilhamentos, até o momento.

"É como arrancar as garras dos gatos de certa forma", analisou uma internauta. "Eles literalmente tiraram a voz dele", lamentou a segunda. A terceira refletiu: "Eu sinto que há uma lição um pouco mais generalizada aqui: não adquira animais de estimação se você não tolerar tudo o que vêm deles geneticamente.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags