BNews Pet

Cãolunista explica com que frequência devo levar meu cachorro ao veterinário

Arquivo Pessoal
Oreo, o Cãolunista, tira a dúvida do tutor sobre a frequência para levar seu cachorro ao veterinário  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 18/02/2022, às 06h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs! Hoje vou falar sobre um assunto que assusta muitos peludos: a ida ao veterinário. Você, tutor, sabe com que frequência deve levar seu amigo de quatro patas para um check-up rápido? E para uma consulta mais detalhada? Não? Não se preocupe, porque eu, o Cãolunista, vou tirar todas as suas dúvidas.

Assim como vocês, humanos, nós, cães, também devemos ter uma rotina de ida ao veterinário, afinal, é a mesma lógica do “quanto antes uma alteração for descoberta, mais fácil será tratá-la. Então, levar seu pet com regularidade ao veterinário é a certeza de cuidado com o bem-estar dele.

Antes de qualquer coisa, fatores como idade, raça, peso e potenciais doenças fazem toda a diferença no momento de estabelecer a rotina de ida ao veterinário do seu cão. Quando falamos, por exemplo, de um cão filhote, a ida ao veterinário deve ser feita o quanto antes e até os 6 meses de idade, mantendo uma periodicidade mensal.

Já os cães adultos devem frequentar o veterinário pelo menos uma vez ao ano, para fazer exames de rotina e acompanhamento especializado. Aqui estamos falando de animais saudáveis, ok, tutores. Se seu cão tiver qualquer comorbidade, essas regras não se aplicam a ele. Fique atento!!

[Colocar ALT]
Minha finada tia Gigi

Mas, se estivermos diante de um cãozinho idoso, tipo a minha tia Gigi era, eles devem passar no veterinário ao menos duas vezes ao ano, ou seja, com visitas semestrais, que ajudam você, humano, a ficar mais tranquilo com a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo.

Levar o pet ao veterinário e fazer disso um hábito é importante por inúmeros motivos, entre os quais se destacam:

  • Identificação precoce de problemas;

  • Análise de evoluções;

  • Condicionamento do cãozinho;

  • Dicas do veterinário e esclarecimento de dúvidas.

É importante que vocês saibam como é necessário um veterinário acompanhar e ter o máximo de informação possível sobre o seu paciente de quatro patas. Por isso, tutor, quando levar seu pet para uma consulta, não esqueça de munir o médico de todas as informações que possam ajudá-lo a cuidar da saúde do animal. E por fim, não esqueça de algo muito importante: os relatos detalhados. Essa dica vale muito mais quando a ida ao veterinário acontece por algum problema específico de saúde. Aí, sim, você deve explicar minuciosamente o caso ao médico, ok?!

'Ah, Oreo, mas consultas veterinárias custam dinheiro e nem todo mundo pode pagar'. Eu sei, tutor!! Mas, não se preocupe! Se você mora em Salvador, desde o dia 10 de fevereiro deste ano, a UPA Animal Veterinária passou contar com atendimento 24h no bairro da ano Viagem. Lá você vai encontrar atendimento para seu pet com preços mais acessíveis.

Estamos combinados que levar seu cachorro para consultas regulares ajuda não só a ele, mas a vocês também?? Então, tentem manter esse hábito, até como forma de evitar surpresas lá na frente!! Eu fico por aqui!! Na semana que vem, volto com mais dicas sobre o mundo dos cachorros. Não percam! Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp