BNews Pet

Cãolunista explica qual tipo de osso é bom para cachorro e faz alerta aos tutores

Arquivo Pessoal
Ossos de frango são prejudiciais à saúde do animal  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 13/08/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Ei, humanos, voltei!! Dessa vez, eu vou falar sobre um assunto beeeeem importante e que vocês precisam ficar atentos: qual tipo de osso é bom para o seu cachorro? Toda vez que eu saio para passear, meus humanos precisam ficar olhando para o chão. Um dos motivos é que eu ando em zig zag (sou bem doidão); e o outro é para evitar que eu dê uma de aspirador e coma porcarias pela rua.

Já me atrevi a comer um pedaço de pão dormido que estava esquecido na calçada e até um osso de galinha. Nesse episódio aqui, minha humana foi super rápida e arrancou de minha boca (ela fez tipo o Flash, sabe?!). E existe uma explicação: o osso do frango costuma ter as pontas afiadas, podendo perfurar algum órgão do seu amigo peludo, como esôfago, estômago ou intestino.

É até confuso falar sobre o risco de um osso a um cachorro, porque, em toda imagem que vimos de um peludinho de quatro patas, ele está sempre acompanhado de um bom e suculento osso. É algo que já está em nosso imaginário, né? Mas, nem todos os ossos podem ser oferecidos ao pet e eu, o Cãolunista, vou esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto.

Benefícios

Antes de falarmos da parte perigosa, é bom vocês saberem que existem, sim, benefícios aos pets que têm contato com ossos. O médico veterinário Carlos Henrique Alves explicou que a atividade de mordedura e de roer o ossinho, desde que feita com segurança, proporciona benefícios fundamentais ao pet:

  • Ajuda a remover a sujeira dos dentes, contribuindo para prevenir o tártaro;
  • Fortalece a musculatura do crânio e do pescoço;
  • Estimula os instintos do animal;
  • Alivia o estresse;
  • Ajuda a distrair o cão.

Eu sou expert em roer coisas. Antes eu roía shorts, tênis e Havaianas. Mas, agora eu só faço com os meus brinquedos, por isso meus humanos compram sempre aqueles classificados como ‘extra fortes’. Tenho um super osso marrom que eu nunca consegui destruir e, nessa semana, ganhei uma bola hiper-mega-resistente. Fiquei muito feliz com esse presente inesperado e ainda veio junto uma camisa no Snoopy. Amei!!

Riscos

Mas, passada a parte boa, vamos falar sobre os riscos que os ossos proporcionam ao animal. Quanto aos ossos de frango, o Dr. Carlos Henrique afirmou que eles, principalmente após assados ou cozidos, oferecem um risco enorme, porque “o aquecimento muda a estrutura dos ossos, fazendo surgir lascas que podem machucar o cão”.

Ainda falando dos franguinhos, o médico veterinário explicou que os mais perigosos são os das asas, dos pés, das coxas e das sobrecoxas. Por esse motivo, o Dr. Carlos Henrique alerta para uma coisa de extrema importância: “Ao servir osso ao seu amigo pet, sempre dê preferência ao alimento cru. Por outro lado, alimentos crus são fonte de contaminação para pets e tutores”.

Ou seja, humanos, a melhor opção seria não dar ossos aos animais? Não!! Ao contrário disso. Como falamos anteriormente, os ossos têm um lado bom e, por isso, é importante ficar atento na hora de escolher e levar para casa uma boa opção para seu amigo peludo. Então, se liguem aqui as opções benéficas ao pet:

  • Osso vegano: Trata-se de um osso vegetal para cachorro, que oferece nutrientes e é considerado bastante seguro para a alimentação;
  • Osso de Nylon: É produzido com um material totalmente seguro, atóxicos e duráveis, e se tornam ótimas opções para os animais. Apesar disso, não são opções comestíveis;  
  • Osso natural: Existem diversos tipos de osso natural para cachorro, como os de boi ou de porco. O ideal é adquirir os que já foram devidamente tratados por empresas especializadas e são vendidos nos pet shops.

Depois de escolhido o osso ideal, humanos, vocês precisam ainda tomar alguns cuidados:

  • Escolha sempre produtos de qualidade comprovada;
  • Fique de olho para evitar engasgos;
  • Verifique o estado do osso e faça o descarte no momento certo;
  • Não deixe os ossos com o cachorro por muito tempo;
  • Resista à tentação de dar aquele osso que sobrou do churrasco.

Agora, com todas essas dicas, humanos, eu espero que vocês escolham o ossinho adequado para o amigo peludo!! Outra dica: Façam como meus tutores, sempre proporcionem momentos de entretenimento sustentável, com ossos naturais, aos pets. E aquela sobra da refeição de vocês...nem pensar, hein!? A gente faz cara de pidão, mas vocês não devem ceder à chantagem.

Por hoje é só, minha gente!! Ahhh, quase ia esquecendo: Oreo foi reconhecido na rua por uma leitora assídua da Cãoluna. Amei!! Até a semana que vem! Fui!!

Relacionadas:
Filho de merle, sim! Cãolunista homenageia o pai e explica o que é ser merle
Cãolunista: Você sabe qual a melhor coleira para seu pet?
Cãolunista esclarece os mitos sobre a castração em cães e gatos
Esfriou!! Cãolunista ensina aos tutores o que fazer para proteger os pets do frio
Cãolunista Fashion Week: Veja as principais tendências da moda pet para 2021

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp