BNews Pet

Cãolunista: Você sabe qual a melhor coleira para seu pet?

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 23/07/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Volteeeeei!! E, dessa vez, nosso papo vai ser sobre coleiras. Porque, se tem uma coisa que me deixa IR-RI-TA-DO é ter de usar uma tal guia unificada que arrumaram pra mim. Até tentaram disfarçar, comprando da cor vermelha (acho que queriam dizer que me amavam), mas a verdade é que eu odeio usar aquilo. Ela me aperta e me enforca. Eu fico tossindo (confesso que faço mais para chamar a atenção dos humanos).

Mas, antes de falar sobre essa coisa horrível, vou contar um pouco sobre as coleiras que já tive. A primeira delas foi uma coleira de pescoço nas cores vermelha, amarela e preta (acho que pensaram que eu era da Alemanha), com a guia preta, de encaixe simples. Hoje, eu ainda uso essa coleira de pescoço com a minha medalha pendurada, que tem o meu nome e os telefones dos humanos, caso eu me perca (que os anjos me livrem).

Aí, eu fui crescendo e a coleira de pescoço ficou perigosa, porque eu já conseguia, com a minha malemolência, me soltar dela no meio da rua. Então, os humanos compraram um modelo de coleira peitoral com argolas duplas, que garantem mais segurança na hora de prender a guia.

Essa aí eu usei durante muitoooooo tempo (e ainda uso). O que aconteceu foi que, logo no primeiro mês de uso, eu roí a parte da frente da coleira, que é linda, dos Simpsons. O que os humanos fizeram? Disseram que eu iria andar assim, todo rasgado, para aprender a dar valor ao dinheiro. E assim eu andei até fevereiro deste ano, quando eu pude estrear minha coleira e guia novas que Papai Noel trouxe pra mim no Natal.

Essa minha nova coleira é também um modelo de peitoral, mas, ao invés dos arcos duplos, ela tem dois arcos, um em cima, mais perto do pescoço, e outro mais perto da minha barriguinha sexy e linda, ambos na parte de cima. A minha guia é maravilhosa, com o fecho reforçado. Essa eu ainda não comi, não. Acho que aprendi a valorizar o dinheiro suado dos humanos.

Ahhhh, antes do presente do Papai Noel, eu também ganhei uma coleira chamada anti puxão. ODIEI! Aquele troço fica prendendo em meu pézinho e eu ando todo desengonçado. Muito ruim!! Tem amigos peludos que adoram, mas eu detesto!! Ela é verde e eu só usei uma vez!! Meus humanos guardam. Não sei se eles têm esperança que eu, um dia, volte a usar ou se é só apego à matéria. DESAPEGUEM, HUMANOS!!

Agora, chegamos ao assunto mais tenso de hoje. O mais indesejado. O mais terrível. A minha guia unificada vermelha, esse encosto que me arrumaram. Isso foi ideia do meu professor! Ele vai ver só! Amanhã eu vou dizer uns desaforos a esse cara!!! (Estou REVOLTADO). Mas, ainda sobre a coleira, ela é conhecida (vejam só!) como enforcador e é uma peça única que os humanos encaixam em meu pescoço. Esse troço vermelho tem sido o meu pior pesadelo nos últimos meses e eu não vejo a hora de ficar obediente para deixar de usar isso.

Abaixo, humanos, eu vou listar os principais tipos de coleiras para vocês escolherem pra os amigos peludos!! Escolham, claro, o modelo mais apropriado pra eles (mas, nunca a guia unificada!!):

  • Pescoço: É um dos modelos de coleiras mais conhecidos e usados, que é indicado para o uso caseiro e também para pendurar medalhas de identificação. Agora, se seu cachorro for comportado, ele pode usar também para passeios (que não é o meu caso);
  • Gentle Leader: Essa aí não é muito conhecida e, de início, pode assustar a vocês, humanos, e nós, cachorros. A gentle leader é muito indicada para cães que puxam muito (tipo eu), são dominantes (olha eu de novo), hiperativo (eu) ou medroso (e eu outra vez);
  • Unificada: É uma peça única e conta com a praticidade (quê??) de ser duas ferramentas em uma (enforcador e guia). O uso da guia unificada, como o uso de todas as ferramentas de adestramento, deve ser feito de maneira correta e responsável, visando sempre o bem-estar do animal.
  • Peitoral: Essa coleira, por prender o animal pelo peito, é mais comum em cães de porte pequeno e com menos força, porque ela dá mais autonomia ao animal, que consegue puxar os tutores (eita, pau!! Meus humanos não podem ler isso!!). Existem alguns tipos de peitoral, mas as minhas, apesar de diferentes, são do tipo H;
  • Anti puxão: Conhecida também como easy walk, esse modelo prende a guia na parte da frente. Por isso, quando o cão puxar, a coleira fará com que ele seja rotacionado para dentro, dando muito mais controle ao tutor e evitando que o cão puxe sem causar dor ou algum incômodo.

Agora que vocês, humanos, já sabem da existência de alguns modelos de coleira, vamos a mais um ponto de extrema importância: como escolher a mais adequada ao seu cão? Ora, o modelo ideal é aquele que, além de ter o tamanho adequado, combine com o comportamento do pet. 

E, atenção! Uma das coisas mais importantes na hora de escolher a coleira para seu amigo peludo é optar por aquelas feitas com materiais resistentes, que vão proporcionar mais segurança ao passeio. Outra dica é quanto aos fechos, que devem ser fáceis de colocar, porém não corram o risco de soltar com facilidade.

Se ligue, humano! Não adianta gostar do modelo bonitinho e fashion, mas esquecer de observar se, por exemplo, está comprando a coleira no tamanho correto para seu cão. Eu, por exemplo, ganhei uma segunda coleira de pescoço tamanho G que ficou SUPER folgada. Aí, dei de presente pra meu amigo Tupac, que é bem grandão e tem o pescoço largo.

É isso, pessoal! Sigam as dicas de Oreo e eu tenho certeza que vocês não vão se arrepender e, de quebra, o amigo peludo vai ficar super feliz com coleira nova, além de hiper confortável!! Por fim, que tal dar aquele passeio delícia com seu cão?? Aproveita o dia e vai se mexer um pouco!! Fui!

Relacionadas: 
Cãolunista esclarece os mitos sobre a castração em cães e gatos
Esfriou!! Cãolunista ensina aos tutores o que fazer para proteger os pets do frio
Cãolunista Fashion Week: Veja as principais tendências da moda pet para 2021​​​​​​​

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp