BNews Pet

Cãolunista explica como saber qual é a melhor ração para seu cachorro

Imagem Cãolunista explica como saber qual é a melhor ração para seu cachorro
Veja as dicas de como saber qual é a melhor ração para seu cachorro  |   Bnews - Divulgação
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 03/06/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs! E o tema da cãoluna de hoje é: como escolher a melhor ração para seu cachorro. Eu, Oreo, sou muito enjoado para comer. Não adianta vir com saco de 15 Kg de ração, porque eu vou enjoar. Então, eu preciso sempre de um menu variado para comer tudinho e crescer forte, lindo e maravilhoso. Mas, existem algumas dicas especiais para ajudar você, tutor, a encontrar a ração ideal para seu pet.

Como sei que uma ração é de qualidade?

No Brasil, as marcas precisam se atentar ao processo de qualidade da ração, balanceando sua fórmula de acordo com as necessidades dos cães, que não são animais carnívoros obrigatórios. Isso quer dizer que, além da carne, os cachorros conseguem extrair nutrientes das rações, como grãos, frutas e vegetais, sendo esses alimentos excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Dessa forma, uma boa ração deve conter carne, frutas, vegetais e grãos, devendo o tutor analisar, no entanto, a qualidade dessas matérias primas. Ou seja, quanto melhor a fonte, melhor e mais bem digerida será a ração. 

Nutrição

Uma ração deve atender, portanto, as necessidades nutricionais básicas do seu cão. “Ah, Oreo, praticamente todas as rações fazem isso”. Ok! Mas, aí é que entra a análise da qualidade. De acordo com estudo publicado pela Merck Veterinary Manual, um cachorro adulto saudável deve consumir, no mínimo, 2,62 gramas de proteína de alto valor biológico por kg de peso metabólico.  Já um filhote necessita de 9,7g a 12,5 gramas.

[Colocar ALT]

A dica que eu dou é que você, tutor, fique de olho na embalagem da ração que pretende comprar para seu amigo peludo. Ela deverá fornecer todas as informações relativas à taxa nutricional daquele produto.

Como ler a embalagem

Aqui, é importante prestar atenção no próprio nome do produto. Ele é o primeiro indício da qualidade. Um exemplo disso é que as expressões “com carne” e “sabor carne” têm significados diferentes. Enquanto a primeira contém, de fato, a carne; a segunda possui apenas o aroma e o gosto da proteína.

Já na lista de ingredientes, a dica é: quanto menor ela for, melhor será o produto. E é importante que você, humano, também saiba interpretar os ingredientes, entendendo o que irá oferecer ao seu cachorro. Por isso, busque entender as fontes de carboidratos, proteínas e de gordura listados na embalagem da ração.

E como eu sei qual a melhor?

  • Aqui, alguns critérios devem ser levados em consideração na hora de escolher a ração do seu animal:
  • Observar as necessidades nutricionais do seu cachorro, como raça, nível de atividade, porte e estágio da vida;

  • Entender a composição nutricional da ração;

  • Preço que você pode pagar;

  • Seu cachorro precisa gostar do produto;

  • Premium ou super premium geralmente são as melhores;

  • O animal não deve produzir muitas fezes diariamente. Quanto menor é a eliminação, maior é a absorção nutritiva;

  • Observar se a ração mantém os pelos do cachorro bonitos e brilhosos;

  • Depois de escolher a melhor ração, é necessário se atentar para o armazenamento do produto, que não deve ficar exposto e ter contato com ar.

Agora, se você não gostar de alimentar seu cão com ração, pode optar pela alimentação natural. Eu já expliquei tudinho sobre isso em uma cãoluna!! Por hoje é só, pessoal! Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp