BNews Pet

Cãolunista explica o que é piometra e como evitar a doença que afeta as cadelas

Pixabay License
A piometra é uma infecção uterina e atinge uma a cada quatro cadelas  |   Bnews - Divulgação Pixabay License
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 01/07/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! O tema de hoje é triste: piometra. Você, tutor, sabe o que é isso? Eu, o Cãolunista, vou explicar o que é essa doença e como evitar que ela acometa a sua cadela (sim, porque só as fêmeas são afetadas). Se ligue nas dicas de como identificar os principais sintomas e ajudar a sua amiga peluda a não correr risco de morte, já que se trata de uma doença grave.

O que é

A piometra é uma infecção uterina, desencadeada durante o cio da cadela, que, neste período, fica mais exposto e suscetível à contaminação por bactérias. Essas bactérias se alojam no endométrio e se proliferam, levando à infecção.

Existem dois tipos de piometra: aberta e fechada, sendo possível observar na primeira a presença de secreção vaginal com pus, o que não ocorre no segundo tipo.

Os principais sintomas envolvem:

  • falta de apetite;
  • fraqueza;
  • dor e aumento de volume abdominal;
  • presença de secreção vaginal (piometra aberta);
  • febre;
  • aumento no consumo de água;
  • excesso de urina.
[Colocar ALT]
Minha tia Kim

Esses sintomas se intensificam à medida que a piometra evolui. Ou seja, tutor, quanto mais tempo você demorar para levar a sua cadela ao veterinário, mais ela vai sofrer com essa doença. Aqui é importante ressaltar que a piometra acomete cadelas não castradas. Minha tia Kim (já falecida), por exemplo, ficou durinha de tanta dor quando teve piometra, coitada. A minha vó Cleide levou ela ao veterinário!!

Tratamento

Se você, humano, suspeitar que a sua amiga peluda pode estar sofrendo com a infecção uterina, leve-a imediatamente ao veterinário, devendo ser realizado um ultrassom abdominal para confirmar o diagnóstico. Além disso, é importante que o animal realize exames de sangue para detectar até que ponto a doença afetou o organismo da cadela.

Após receber o diagnóstico, a forma mais eficaz de tratamento é por meio de remoção cirúrgica do útero e ovário, chamada de ovariohisterectomia. Minha tia Gigi (também in memoriam) fez essa cirurgia e ganhou uma cicatriz enorme na barriga.

[Colocar ALT]
Gigi 

Como evitar

A castração da fêmea é uma das formas de evitar a piometra. Se você não tem a intenção de colocar a sua cadela para cruzar, deveria pensar na cirurgia de castração. De qualquer forma, sendo a fêmea castrada ou não, é sempre importante manter a regularidade na ida ao veterinário, para evitar surpresas (e gastos inesperados).

Outro detalhe, tutor, é que a administração de anticoncepcionais para as cadelas evitarem entrar no cio aumenta as chances de piometra, uma vez que é possível a progesterona exógena causar efeitos colaterais, como inibição da imunidade uterina, proliferação das glândulas endometriais e hiperplasia cística do endométrio.

Por hoje é só!! Pensem bem nesse assunto e reflitam se há ou não a necessidade de castrar a sua cadela. Claro, ouça sempre a opinião de um especialista e mantenha os cuidados com seu pet sempre ativos e regulares. Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp