BNews Pet

Cãolunista: seu cachorro faz birra?

Arquivo Pessoal
Entenda o que o cachorro quer dizer quando faz "birra"  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 23/09/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! O tema de hoje é algo que tem sido constante aqui em casa: coisa errada de Chico - aliás, dos cachorros. Antes de iniciar essa cãoluna, eu, Oreo, vou responder à pergunta do título: não, nem o seu nem nenhum cachorro faz birra, porque birra é um comportamento premeditado, pensado para provocar, e os cães não raciocinam desse jeito.

O que existe são comportamentos errados dos pets. E você, tutor, sabe o porquê eles fazem isso? De alguma forma, por trás dessa atitude indesejada, existe um cachorro querendo se comunicar com seu dono. Esses dias, minha humana ficou intrigada com um post nas redes sociais que dizia que, quando o tutor dá uma bronca no cão, ele está incentivando aquele comportamento "errado". Ou seja, ao dar broca, você dá atenção e valor para aquele comportamento que, na verdade, gostaria de reprimir. 

O pai do meu amigo Farofa, que é adestrador, sempre diz: o cão não faz coisa errada; quem faz coisa errada é o dono. OUVIRAM ISSO, HUMANAS??

[Colocar ALT]
Meu irmão Chico

Mas, é isso mesmo!! Mas, por que diabos Chico fez cocô hoje no travesseiro xodó da humana? (Logo aquela tripa que ela ama - ou amava). Uma das explicações possíveis é o fato de ela ter chegado da rua, pegado o lixo e saído de novo para levar na caçamba. Ou seja, a falta de atenção e a separação causaram certa ansiedade em Chico, o que fez ele ter aquela atitude de fazer xixi e cocô bem do lado que a humana dorme (eu ri muito!!). 

Por isso eu digo: se o seu cão apresenta comportamentos indesejados, como roer móveis, destruir brinquedos, fazer xixi e cocô no lugar errado, procure logo a ajuda de um adestrador, um especialista em comportamento, que vai corrigir, o quanto antes, essas ações. Agora, nunca, em hipótese alguma, chame isso de birra. A gente não pensa como vocês, humanos!! A gente tenta se comunicar, sem intenção de provocar!! 

Vou dar algumas dicas para incentivar seu cão a ser menos ansioso e dependente de você:

  • evite muita festa quando chegar em casa;
  • não incentive latidos sem motivo, a exemplo de "pedidos" de comida;
  • se o cão subir na cama ou no sofá sem ser convidado, retire-o; deixe ele subir apenas quando você chamar;
  • não deixe que ele fique latindo quando chegar uma visita; se preciso, isole o cão em outro ambiente e só deixe ele retornar ao convívio após parar de latir.

Esses e outros comportamentos dos tutores é que ditam como o cão vai se portar. Se você faz todas as vontades do animal, ele é quem vai controlar você - e não o inverso. Aqui em casa, as humanas tentam controlar Chico. Ele até tem ido bem, mas peca de vez em quando. 

Por hoje é só, pessoal!! Eu volto na semana que vem com mais informações sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. Sigam minhas dicas (e meu perfil no Instagram - @oreobordercollie_ssa) e fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp