BNews Pet

Ah, não!! Cãolunista explica o que pode levar um cão a fazer xixi no lugar errado

Freepik
Saiba as razões de seu cão fazer xixi no lugar errado  |   Bnews - Divulgação Freepik
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 09/09/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, gente!! Desde que meu irmão, Chico, chegou, tudo tem andado bem louco, corrido e alucinado por aqui em casa. Horas ele decide beijar as humanas, horas ele morde (com aqueles dentes de piranha) os dedos delas. Mas, uma coisa que tem tirado a humana japonesa do sério é o fato de, por mais que ele tenha um banheiro próprio, cheio de fraldas e onde ele tem feito as necessidades direitinho, o pentelho insiste em fazer xixi na cama. E é na cama grande, das humanas (e de Oreo).

Ontem foi a terceira vez que ele fez xixi na cama delas. As humanas disseram que nem têm mais lençol para trocar e as mantas de frio estão todas sujas. A japonesa já até arregalou os olhos de tanto estresse. Mas, calma, tutores, o seu cão faz xixi no lugar errado por alguns motivos e, na cãoluna de hoje, eu vou explicar alguns deles.

Fiquem bem atentos, tutores:

• Demarcação: os cachorros, principalmente machos, fazem xixi em lugares diversos como forma de demarcar o território. Eu, quando fui adotado, marcava a casa inteira lá em Salvador, até o dia em que fiz xixi no armário de louças e levei uma bronca daquelas. Aprendi!!

• Ansiedade de separação: se o seu cão faz xixi no lugar errado apenas quando está sozinho, mesmo que por um curto período, ele pode ter ansiedade de separação. Eles fazem isso para chamar a sua atenção, humano.

• Superexcitação: esse aqui eu fazia muito quando era filhote. Ficava tão feliz quando chegava alguém em casa, que fazia xixi de alegria. Hoje, faço apenas quando vejo meus padrinhos, tio Ilan e tia Larissa, que eu amo muito. A superexcitação pode acontecer também nos momentos de brincadeira ou na hora do passeio.

• Submissão: aqui eu também fazia quando era pequeno e encontrava o amor da minha vida, Atheninha. Os cães podem fazer xixi por uma questão de submissão, quando interagem com pessoas ou outros cães.

• Filhotes: esse é o caso do meu irmão, o Chico. A maioria dos filhotes de 3 meses ou menos não consegue controlar a bexiga e o intestino e, por isso, muitas vezes não seguram por muito tempo as fezes e a urina. Por isso, eles fazem, em algumas ocasiões, em locais errados. Essa é uma das razões pelas quais os adestradores recomendam que, até essa idade, os cachorros fiquem isolados, em locais pequenos. 

• Treinamento incompleto: alguns cachorros recebem dos donos um treinamento incompleto. Ou seja, o animal até sabe onde fazer xixi, mas, por algum motivo, às vezes, ele não faz no lugar certo.

• Educação errada: aqui é a mesma lógica do tópico acima. Quando o cão permanece dentro de casa em todos os espaços, ele acredita que toda a casa é seu território e, por isso, faz xixi onde e quando desejar. Atenção, tutores: dar bronca quando o cachorro faz as necessidades em local errado não é adequado e pode causar um comportamento desagradável.

• Transtornos médicos: doenças do trato urinário ou renal levam o cão a ter incontinência e urinar em qualquer lugar, seja na cama ou no chão do quintal. Outra questão é a mudança na alimentação, que pode causar diarreia no animal.

Por isso, tutores, é importante que vocês saibam que nem sempre a gente faz a coisa errada como forma de “provocação”. Muitas vezes, não sabemos qual é o certo ou, se sabemos, pode ser que não consigamos executar em determinados momentos, seja por incontinência, euforia ou outras questões. Por hoje é só! Vou ali comprar mais lençol para as humanas!! Volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros!! Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp