BNews Pet

Cãolunista: Você sabe como evitar que seu cão sofra com otite?

Ilustrativa / Pixabay
Otite em cães: Cãolunista explica quais os principais sintomas, causas e tratamento  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Oreo, O Cãolunista

por Oreo, O Cãolunista

Publicado em 30/09/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! Ando meio sonolento, porque meu irmão Chico fica acordando toda hora na madrugada para coçar o ouvido. As humanas já limparam bem o ouvido dele (que estava bem sujo) e colocaram remédio para otite. Nem eu, Oreo, escapei dessa faxina!! Elas disseram que vão limpar o meu ouvido também - coisa que minha tia Larissa faz com perfeição (minha sogra, mãe do meu amor, Atheninhaaaa).

Mas, voltando à situação de Chico, comecei a ler sobre o que é a otite e descobri que é muito comum os cães sofrerem com essa doença, assim como os filhotes de humanos também. A otite é uma doença inflamatória que atinge o conduto auditivo dos cães, causando irritação, coceira e muito incômodo. O pobre Chico até chora quando coça o ouvido, coitado!! Ele também fica sacudindo a cabeça muitas vezes.

A principal causa da otite canina é o banho. ‘Mas, como assim, Oreo?’. A água pode alcançar, muitas vezes, partes muito sensíveis do animal, o que desencadeia o processo inflamatório, já que a água pode ficar acumulada no conduto auditivo. Para evitar isso, muito se ouve dizer que é importante colocar algodão na orelhinha do cachorro. Agora, muita atenção: o algodão que impede a passagem da água é o hidrofóbico. O algodão normal deve ser colocado apenas na parte externa da orelha, porque ele não impede a água de penetrar no canal auditivo do cachorro.


Sintomas

Como disse, meu irmão Chico tem coçado muito a orelha e até chorando. Ele também fica balançando a cabeça muitas vezes. Esses são alguns dos sintomas da otite e devem ser observados. Outros são:

  • Ferimentos ao redor das orelhas, causados pela coceira constante;
  • Presença de secreções, cera em excesso e/ou pus no ouvido do cachorro;
  • Mau cheiro, vermelhidão, escurecimento ou aparecimento de crostas no ouvido do cão;
  • Dor e inchaço na região da orelha;
  • Falta de apetite, perda de peso e queda na qualidade de vida;
  • Surdez em casos mais graves.

Tratamento

A otite canina pode ser tratada em casa, com antibióticos, antifúngicos, antiinflamatórios e uma higiene impecável da orelha e do ouvido do animal. O tempo do tratamento depende de diversos fatores, como grau da otite, bactérias e fungos que estão atacando o cão, medicamento utilizado, entre outros fatores. Mas, em média, o tratamento leva de uma a três semanas.

Anotou tudo, tutor? Hoje a cãoluna é mais curta, porque preciso passar remédio na orelha de Chico e minhas humanas estão ocupadas. Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp