BNews Pet

Cientistas analisam como funciona a mente de um cachorro

Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)
Os cientistas decodificaram imagens visuais do cérebro de um cão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)

Publicado em 17/09/2022, às 16h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Você já parou para imaginar como funciona a mente de um cachorro? Pensando nisso, cientistas analisaram como o cérebro de um cão representa o que o animal vê. Para isso, de acordo com o site Diário Veterinário, os especialistas decodificaram imagens visuais do cérebro de um cão, oferecendo uma primeira visão de como a mente canina reconstrói as visões do animal.

Conforme apontam os resultados da pesquisa, os cachorros têm uma sintonia muito maior com as ações do ambiente em que ele vive do que com quem está realizando a ação. Durante os estudos, os pesquisadores da Emory University, em Atlanta, Geórgia, registraram dados de ressonância magnética neural de dois cachorros acordados.

Na ocasião, os animais assistiam a vídeos em três sessões de 30 minutos e não apresentaram restrições neste período. Em seguida, os especialistas decidiram utilizar um algoritmo de aprendizado de máquina para analisar os padrões nos dados dos neurônios dos bichos.

O professor de psicologia da Emory e autor do artigo, Gregory Berns, informou que o experimento aponta que é possível monitorar a atividade no cérebro de um cachorro enquanto ele assiste a um vídeo. Além disso, o especialista aponta que, até certo ponto, é possível reconstruir o que o animal está assistindo.

A cientista Erin Phillips, que conduziu o trabalho como pesquisadora no Canine Cognitive Neuroscience Laboratory em Berns, explicou que embora o estudo seja baseado em apenas dois cães, ele fornece uma prova de conceito de que esses métodos funcionam em caninos.

“Espero que este artigo ajude a abrir caminho para que outros pesquisadores apliquem esses métodos em cães, bem como em outras espécies, para que possamos obter mais dados e uma melhor compreensão de como as mentes de diferentes animais funcionam”, declarou a pesquisadora.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp