BNews Pet

Companhia aérea perde documentos e cachorro fica preso em aeroporto

Arquivo pessoal
Sem os documentos necessários para a liberação, Jack está preso em um centro de recepção animal  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 04/02/2022, às 09h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um casal de brasileiros viveu um pesadelo ao transportar o seu cachorro, da raça bull terrier, chamado Jack. Os tutores, que estão de mudança para Londres, descobriram que a companhia aérea KLM perdeu a documentação do cachorro durante o transporte. Sem os documentos necessários para a liberação do animal no país, Jack está preso em um centro de recepção animal, e os seus donos não conseguem acessá-lo.

Tudo começou em janeiro, quando a jornalista Bruna Estevanin Costa foi expatriada pelo seu trabalho e transferida para a capital inglesa. Já imaginando a burocracia que seria levar Jack, Bruna iniciou os trâmites para o transporte animal com quatro meses de antecedência. 

"O Reino Unido tem uma política que só permite a entrada de animais como carga e, por conta da pandemia, a única empresa que está fazendo este transporte é a KLM. Então eles têm o monopólio de mercado e custa bem caro: US$ 4.000 (aproximadamente R$ 21.000) só para um animal", conta a tutora.

Bruna e seu marido, Diego Augusto Ximenes, chegaram inclusive, a contratar uma empresa especializada em exportação e embarque de animais, a Embarpet. Reuniram todos os documentos necessários para a viagem do bull terrier, que deveria ocorrer no dia 26 de janeiro de 2022. No entanto, uma semana antes, a companhia aérea entrou em contato com os tutores e disse que a raça não era aceita no país, admitindo depois que estavam errados.

Mas os erros não cessaram por aí. A KLM informou que o bull terrier era uma raça perigosa e que, por isso, deveria ser transportada em uma caixa de madeira com medidas específicas, a qual Bruna e seu marido, prontamente mandaram fazer. "Mas, na hora de embarcar, a KLM disse que a gente teria que mandar as medidas da caixa para eles confirmarem o voo. Falaram que ela não estava nas medidas corretas e que o Jack não poderia viajar. Este foi o segundo problema", diz Bruna.

Leia também:

Shih-Tzu se irrita com brincadeira de “arminha” e avança em tutor; assista
Vídeo: Apaixonado pelo aroma da comida, cachorro não tira os olhos de vizinhança
Pit bull defende tutora de marido que ameaçou agredi-la; assista

"Nos deram uma terceira medida de caixa transportadora. Fizemos a caixa; temos vídeos dela e de todos os documentos dele acoplados com fita adesiva em cima da caixa de transporte, junto com ração, remédio e todas as coisas que o Jack deveria tomar durante a viagem", conta a jornalista.

Jack conseguiu embarcar no dia 1 de fevereiro em direção a Amsterdã (Holanda), onde passou 8 horas em uma conexão. Quando chegou ao Reino Unido, porém, o casal não conseguiu ter acesso ao pet porque, segundo informam, a KLM perdeu os documentos que estavam colados na caixa de transporte. Sem eles, Jack não pode ser liberado no país.

"Então agora, além de estarmos sem registro dele há 48 horas, não sabemos como está, se está sendo bem tratado, se deram comida… não temos ideia do que está acontecendo, ninguém da KLM nos responde. Eles não conseguem encontrar esses documentos".

Bruna chegou a ir ao aeroporto, com a esperança de poder encontrá-lo, mas foi informada de que não poderia vê-lo. O caso tem um agravante porque o animal possui dermatite atópica e está sem remédios há 48 horas. Por causa da condição, o cachorro sente muita coceira e pode se machucar.

"Já estávamos mega apreensivos porque houve aquele caso da cachorrinha que desapareceu na conexão de um voo no Brasil e dois cachorros que morreram com a LATAM. É muito absurdo os animais serem tratados como bagagem, não faz sentido e vai contra qualquer tipo de direito animal. Eu estou entrando em contato com ONGs aqui no Reino Unido para ver se a gente consegue fazer alguma coisa e mudar um pouco da conduta que as companhias aéreas têm que ter com o transporte de pet", diz Bruna.

Na tarde desta quinta-feira (3), os documentos de Jack foram encontrados em Amsterdã e devem chegar ao Reino Unidos às 22 horas do horário local. Isso significa que o cachorro deve passar mais uma noite no centro de retenção, já que o Department for Environment, Food & Rural Affairs não trabalha 24 horas por dia.

Leia Mais:

Cachorro aplica “golpe ninja” e derruba tutora; assista
Cadê o gato? Felino escondido intriga internautas e foto viraliza
Tutor quer pedir devolução de produto, mas gata tenta impedir com reação inusitada; veja vídeo

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp