BNews Pet

Conheça a médica-veterinária que aposta em atendimento diferenciado em Salvador

Reprodução / Instagram @vacineseupet
A veterinária Mel Kuhlmann também comenta os desafios e importância da profissão  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram @vacineseupet
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 08/09/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O médico-veterinário é o profissional que está sempre acompanhando seu pet, ajudando na saúde e bem-estar dos bichinhos. No dia do médico-veterinário, comemorado neste sábado (09), é reforçada a importância deste profissional para a vida de diversos animais e de seus tutores.

Em celebração a esse dia tão especial, o BNews Pet entrevista a médica-veterinária Mel Kuhlmann, que dedicou sua vida profissional a cuidar da saúde dos pets. Ao site, ela revela como começou sua jornada e quais foram os maiores desafios enfrentados ao seguir a carreira dos seus sonhos.


Por que medicina veterinária?

Mel conta que desde criança tinha um desejo de ingressar nessa área pela paixão que sentia por todos os tipos e raças de animais. “Eu quis ser médica-veterinária desde muito pequena! Sempre tive uma empatia muito grande pelos animais, desde os insetos até os tubarões. Vejo nos animais o que eu gostaria de ver no ser humano: pureza, ingenuidade e nada gananciosos”, diz a veterinária.


Desafios enfrentados na profissão:

A veterinária abre o coração e fala sobre as principais dificuldades que enfrentou em sua caminhada profissional. “Fui trabalhar na clínica e vi o quanto é desafiador tratar um animal com os poucos recursos que os tutores concedem para fecharmos o diagnóstico, e como é doloroso ver maus-tratos animais e perceber que existem pessoas extremamente cruéis nesse mundo! É sofrido ver tantos animais e tutores sofrendo todos os dias”, diz.


Kuhlmann também relatou ter quase entrado em um quadro de depressão devido ao baque inicial de ter que lidar com os sofrimentos que os pets passam. Entretanto, a profissional não desistiu de garantir dignidade para os bichinhos.


“Saber que posso ajudar um animal através do meu conhecimento é muito gratificante. Ver os meus pacientes saudáveis e felizes é o que me faz querer sempre estar nessa profissão que amo”, confessa.

Diferencial no atendimento

Mel Kuhlmann trabalha com o atendimento por domicílio, visitando a casa dos seus pacientes e estabelecendo uma ligação e confiança com os tutores dos pets. A profissional aponta alguns dos benefícios de trabalhar com esse método de acompanhamento, sendo eles:

  • Menos estresse, mais comodidade e praticidade para o animal e o tutor;
  • Menos chances de adquirir doença, já que o animal não estará em contato com nenhum outro animal doente no mesmo ambiente;
  • O vet avalia o ambiente e o convívio do animal com os tutores. Isso facilita entender mais questões comportamentais e sintomas de determinadas doenças;
  • Horário marcado e não tem fila de espera.

Mel destaca também a importância do profissional de medicina veterinária para a sociedade. “Vai muito além de cuidar da saúde e do comportamento dos animais, que hoje já são considerados membros da família. O médico-veterinário cuida da saúde-pública. Além disso, também contribuímos na manutenção do equilíbrio da biodiversidade e para que o planeta continue existindo de forma ‘equilibrada’”, conclui Kuhlmann.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp