BNews Pet

Conheça o primeiro cão a viajar o mundo inteiro caminhando

Reprodução / CNN
Foram sete anos e um total de 48 mil quilômetros percorridos pelo cão ao lado do tutor  |   Bnews - Divulgação Reprodução / CNN

Publicado em 04/07/2022, às 15h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cadela Savannah viva em um abrigo de animais, em Austin, no Texas, aguardando por uma adoção. Mas ninguém imaginava que o futuro do animal seria de muitas aventuras ao redor do mundo. Muito menos que seria o primeiro cão a viajar o mundo inteiro caminhando. Foram sete anos e um total de 48 mil quilômetros ao lado do tutor, Tom Turich, de 33 anos, que se tornou a décima pessoa conhecida a concluir este feito.

As vidas de Turich e Savannah se cruzaram quando ele só tinha quatro meses de viagem. Na primeira etapa, que teve início em abril de 2015, ele andou de Nova Jersey ao Panamá. No caminho, o jovem adotou a cadela. Este não era o plano inicial. Mas diante da dificuldade para relaxar à noite nos campings, um amigo peludo poderia ajudar. “Ela foi fantástica. É bom ter alguém para compartilhar alguns momentos”, contou à CNN Travel.

Durante o primeiro ano da viagem, a dupla ainda passou pelo Darien Gap, uma extensão de selva entre o Panamá e a Colômbia. Já no ano dois, eles foram de Bogotá (Colômbia) à Montevidéu (Uruguai) e pegaram um barco para a Antártica. Turich ainda teve que retornar para casa, em Nova Jersey, pois precisava de uma documentação para viajar para a Europa com a companheira de quatro patas. Na Europa Savannah o acompanhou pela Irlanda e Escócia.

Desafios

Ao longo da viagem, Turich teve alguns contratempos. Ele teve uma infecção bacteriana e levou meses para se recuperar, além de ter sido assaltado sob a ameaça de uma faca. Sem falar nas restrições devido a pandemia da Covid-19. “Certamente tive momentos nos quais eu não estava nada bem. E pensava: ‘O que eu estou fazendo aqui? Eu poderia estar com minha família e meus amigos, e em vez disso eu estou andando sob a chuva fria na Alemanha’. Mas eu não acho que eu nunca teria parado. Eu pensei nessa caminhada por oito anos antes mesmo de começa-la. Então, seria insano desistir depois de dois anos”, disse à CNN Travel.

A caminhada pelo mundo foi inspirada em uma amiga de Turich, Ann Marie, que morreu em um acidente de moto aquática, aos 17 anos. A perda abalou bastante o jovem, que passou a refletir sobre a vida e decidiu iniciar a aventura. A história da primeira pessoa a caminhar ao redor do mundo listada no livro dos recordes também serviu de incentivo para o desafio que o aguardava.

Volta ao mundo

A dupla caminhou por seis continentes, 38 países e conseguiu ultrapassar os requisitos do Guinness World Records para uma circunavegação a pé, que define uma viagem de 18 mil milhas (aproximadamente 30 mil quilômetros). Em média, o jovem e a cadela andavam entre 29 e 38 quilômetros. 

Durante a aventura, eles realizaram o Caminho de Santiago, com rotas na Espanha, França e Portugal. Passaram por Marrocos, Argélia e Tunísia, na África. Além de Itália, Eslovênia, Croácia, Montenegro, Albânia, Grécia, Turquia, Geórgia, Azerbaijão, Uzbequistão, Quirguistão. Em agosto de 2021, Turich e Savannah voaram para Seattle e deram início ao roteiro de volta para casa, em Nova Jersey.

Os aventureiros chegaram em casa em maio de 2022. Turich e Savannah foram recebidos com uma grande festa pela família, amigos e os parentes de Ann Marie, além dos apoiadores da viagem. De volta ao aconchego do lar, Turich garante que não quer viajar por um bom tempo. Já Savannah, ainda está se adaptando a ficar sempre no mesmo lugar. Diariamente, o pai do jovem realiza caminhadas de mais de seis quilômetros ao redor do rio para a cadela gastar energia.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp