BNews Pet

Dia do Hamster: Saiba 10 cuidados que você deve ter com esse pet

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista lista 10 cuidados que tutores de hamsters devem saber  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 12/04/2022, às 13h30   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira (12), Dia Internacional do Hamster, o BNews seleciona 10 cuidados que devem ser adotados pelo tutor desse roedor que tem ganhado cada vez mais espaço aqui no Brasil como animal de estimação.

Em entrevista à reportagem, a médica-veterinária especialista em clínica e cirurgia de animais silvestres e exóticos, Renata Del Bianco, apontou cuidados na alimentação, limpeza e saúde.

De acordo com a médica-veterinária, que também é proprietária da clínica Dr Zoo e Cia, os hamsters possuem uma bolsa grande facial localizada nas bochechas, onde armazenam o alimento. Existem várias raças de hamsters, como Sírio, Chinês, Anão Russo, que são as raças encontradas como animal pet de venda.

Leia Mais:

Hamster e gato aparecem juntos e amizade gera comentários engraçados na web; veja vídeo
Hamster de garotinha, considerado animal de assistência emocional, é barrado em voo da Azul
Bombeiros salvam gato e hamster de incêndio dentro de apartamento

10 cuidados que você deve ter com o hamster:

1. A alimentação é uma ração específica para hamster, ração extrusada. A veterinária ressalta que não recomenda as rações que são mix de sementes, pois essas são pobres em minerais e vitaminas e ricas em gorduras, e como esses animais são mais propensos a obesidade, essa não é uma boa opção. Além disso, as sementes são fáceis de estragar devido ao nosso clima, que é muito úmido.

2. Podem ser oferecidos, além da ração extrusada, algumas frutas e legumes, como cenoura, beterraba, berinjela, quiabo, couve-flor, brócolis, banana, maçã e pêra. Contudo, Renata alerta que os animais idosos são podem receber alguns desses alimentos, pois eles podem ter diabetes. “A administração de frutas para animais idosos deve ser com cautela”, pontuou.

3. Não existe vacinação para esses animais, mas eles devem ser vermifugados a cada três meses.

4. Os hamsters não são animais tão higiênicos, tendo em vista que eles acumulam alimentos, fezes e urina em suas tocas, porém, existem alguns produtos como Pó de Mármore Banho a Seco, que pode te auxiliar a fazer a higiene do seu pet. Esse produto, contudo, precisa ser usado com cautela, sempre observando se o animal não vai adquirir nenhuma alergia. Essa alergia não é provocada pelo produto, é uma alergia individual.

5. Caso o tutor tenha costume de dar banho em seu pet, geralmente acontece quando o animal tem muito contato com criança, é recomendado que seja usado sempre shampoo glicerinado.

6. A limpeza da gaiola deve ser feita em um prazo de sete dias, no máximo. Caso tenha mais de um animal na gaiola, essa limpeza deve ser feita com mais frequência.

7. A gaiola deve ser lavada com detergente neutro e o tutor também pode passar álcool nela. O equipamento deve ser secado no sol. Não se deve utilizar nenhum tipo de produto, como lysoform ou água sanitária, para que não fique resíduo e intoxique esse animal.

8. O tutor pode colocar, no fundo da gaiola, maravalha, granulado de madeira, tapete higiênico ou papel absorvente de cozinha, para que o hamster faça suas necessidades nesse material. Por ser um animal que gosta de se entocar, de túneis, de cavar, a maravalha e o granulado de madeira seria a melhor opção, de acordo com Renata.

9. É recomendado que o tutor adquira uma gaiola que tenha dois andares, com escadinha, rodinha e túneis, pois esses animais que têm predisposição a obesidade, devem se exercitar com frequência. Além disso, pensando no bem-estar do animal, que está preso em uma gaiola, é indispensável que ele tenha alguma atividade.

10. A médica-veterinária alerta sobre a soltura desses animais em casa. É necessário que haja sempre uma supervisão no momento de tirá-los da gaiola, pois, com frequência, os tutores acabam perdendo o animal em casa e é muito difícil encontrá-los novamente. Como são roedores, os humanos podem acabar tendo problemas em casa, já que esses animais roem sofá, fundo de armário e podem fazer ninho. O conselho para o dono que quer soltar o animal é comprar um carrinho para colocar o pet, assim fica mais difícil de perdê-lo. Renata ainda alerta que esses animais podem virar presas, caso o tutor tenha gato ou cachorro em casa.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp