BNews Pet

É verdade que gatos odeiam água? Saiba o que diz especialista

Reprodução/Leana Mattei
Confira também quais são as situações onde é necessário dar banho no gato  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Leana Mattei

Publicado em 07/08/2022, às 17h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Desde que o mundo é mundo todo mundo acredita que gatos odeiam água, mas será que essa teoria é realmente verdadeira? De acordo com a especialista em comportamento felino, Laia Salvador, essa história que que os gatos odeiam água não passa de um mito. “Muitos gatos amam água e atraem muita atenção", explicou.

Segundo a especialista, na verdade, muitos bichanos até brincam com a água durante a “bebedeira”, ou adoram pescar coisas em um recipiente com água. Além disso, existem gatos que são grandes nadadores e chegam a caçar peixes para se alimentar.

Já no caso dos felinos domésticos, o contato com a água não costuma ser comum até os primeiros meses, ou até mesmo anos de vida, exceto para beber. Na necessidade do banho, os gatos têm uma excelente ferramenta natural, a língua, cuja textura facilita a remoção de pêlos ou penas das presas e limpa e escova o animal, evitando assim possíveis parasitas, cabelos soltos ou sujeira.

Além disso, um fato curioso chama atenção. De acordo com o site La Vanguardia, os gatos passam até um quarto do tempo se lambendo, o que garante ainda a esses animais limpeza e refrescância, já que a cada lambida, a língua deposita cerca de 50% da saliva na pelagem, possibilitando regular a temperatura corporal. Desta forma, em termos gerais, não é estritamente necessário levar os bichanos ao banho.

Confira as situações onde será necessário dar banho no gato:

• Se o gato entrou em um esconderijo e foi cheio de lama;
• Se o animal tem uma doença de pele ou infecção que requer algum cuidado específico, como micose;
• Se você tiver uma invasão de pulgas;
• Se o gato parou de lamber, devido a um problema de saúde que limita seu movimento;
• Se for aquecido, por exemplo, ao viajar de carro no verão.

Laia orientou, ainda, para que essa experiência não resulte em trauma, acostumar o bichano com com o banheiro desde muito jovem, desta forma, se necessário, o momento do banho será o mais suportável possível.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp