BNews Pet

Elevadores são seguros para pet? Especialista explica

Freepik/ ilustrativa
Expecialista explicou se elevadores são um meio de trasporte seguro para os animais de estimação  |   Bnews - Divulgação Freepik/ ilustrativa

Publicado em 23/02/2024, às 06h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos meios de transportes foram surgindo ao longo dos anos, para facilitar a vida das pessoas. Um desses são os elevadores, que tem como objetivo transportar indivíduos e/ou objetos de um andar para o outro, podendo ser encontrados, em condomínios residenciais ou empresariais, como também em estabelecimentos comerciais. 

Porém, será que esse meio de transporte é seguro para os animais de estimação? O médico veterinário, Rafael Macêdo, conversou com o BNews Pet e explicou mais sobre os cuidados e riscos do uso de elevador, junto com cães e gatos. 

Segundo o especialista, é seguro levar os animais no elevador de feito de maneira assistida, devido a acidentes que podem vir acontecer com esses bichinhos.

“Alguns tipos de acidente que queremos evitar: ao entrar no elevador e deixar seu pet solto; ele sair sem você perceber, no tempo em que as portas vão se fechando. Ou também, ele não entrar por completo e a guia ficar presa na porta", disse o médico, citando alguns riscos que podem acontecer durante o deslocamento.

Além disso, Rafael explicou que alguns animais de estimação podem não sentir segurança ao entrarem em algum elevador, por se tratar de um ambiente fechado, levando a ter comportamentos agressivos.

“Se o cachorro se sentir acuado por conta do elevador, que é um espaço fechado, ele tende a ter algum comportamento agressivo, às vezes por insegurança, às vezes por ser um cachorro que morde. É um trabalho que a gente precisa fazer com calma para que ele entenda [que o local é seguro]". 

Por isso, um dos conselhos do especialista é criar uma comunicação clara e objetiva com o bichinho, para que um simples deslocamento não se torne uma situação caótica.

“O animal tem que saber prestar atenção no que você diz. Ele tem que buscar mais comandos para para fazer o que você quer. Ele não pode ser um bichinho desobediente, não pode ser um cão que vai te trazer um tipo de transtorno durante o percurso que você vai fazer dentro do elevador.” , explicou. 

Lembre-se que o elevador é sim um meio de transporte seguro para os animais. Contudo, para que esse deslocamento seja feito de forma segura e tranquila, é necessário demonstrar confiança ao pet e manter uma comunicação clara com ele. Então, muito cuidado ao usar esses equipamentos com os bichinhos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp