BNews Pet
por Natane Ramos
Publicado em 08/11/2024, às 12h00
Com a terceira maior população de pets do mundo, totalizando 149 milhões de animais de estimação, segundo o censo mais recente do Instituto Pet Brasil, é essencial discutir e cuidar de todos os aspectos relacionados ao bem-estar dos bichinhos, incluindo a ansiedade canina.
Assim como os tutores, os cachorros também podem sofrer de ansiedade, causada por diversos fatores, como falta de interatividade, atividade, rotina ou até o tempo em que ficam separados dos seus donos.
Marina Meireles, veterinária comportamentalista do Nouvet, centro veterinário hospitalar de São Paulo, explica: "Cães são animais que gostam de atenção e acumulam muita energia. Quando essas necessidades não são atendidas, a ansiedade surge. Isso pode desencadear problemas de saúde, como transtornos gastrointestinais ou alterações no sistema imunológico."
Outros fatores, como mudanças bruscas na vida e rotina dos cães, também podem causar ansiedade. A chegada de um novo pet ou bebê, mudança de casa ou a perda de um parente são exemplos de situações que podem gerar desconforto nos animais.
"Ao primeiro sinal atípico, o tutor deve levar o pet ao veterinário. O diagnóstico é feito por meio do histórico do animal e de um check-up clínico para descartar outras doenças. O tratamento pode envolver a ajuda de um especialista comportamental, que avaliará o caso e indicará as melhores alternativas de terapia, incluindo medicamentos, se necessário", afirma Marina Meireles.
A veterinária também sugere a prática de hábitos saudáveis para estimular o animal, como passeios, uma boa alimentação, enriquecimento ambiental e maior acompanhamento do comportamento dos cães pelos tutores.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
iPhone barato
Baita desconto
iPad barato
famoso copo
Lançamento com desconto