BNews Pet

Especialistas explicam que cavalos submetidos a esforço físico requerem cuidados especiais; saiba quais

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialistas explicam sobre domesticação dos cavalos e falam sobre competições envolvendo esses animais  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 16/03/2022, às 15h45   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Ainda nos dias atuais é possível observar que muitos cavalos são utilizados para transportar materiais, como dejetos e entulhos. Algumas vezes, o animal é levado à exaustão, sendo obrigado a trabalhar em dias ensolarados ou chuvosos, sem nenhuma preocupação com o seu bem estar. Nesta quarta-feira (16), Dia Internacional do Cavalo, o BNews conversou com especialistas que explicaram a relação do animal com o esporte e como a prática deve ser desenvolvida para não ser considerada maus tratos.

A médica-veterinária Ludmilla Ponciano, especialista em reprodução de cavalos, que atua na área de provas de enduro, falou sobre a relação entre o homem e o animal. "A relação que foi construída com os calavos é histórica e cultural. Há séculos, essa relação era de submissão. Os tempos mudaram e temos que acompanhar isso. Nos dias de hoje, fazer um animal puxar carroça pesada, no sol e na chuva, define retrocesso", disse.

Ludmilla ainda relembrou das leis em municípios que proibem esse tipo de exploração, fazendo com que o tutora substitua a força animal por força motor em carroças. 

Na Bahia, alguns ativistas da causa animal já usou suas redes sociais para relatar casos que eles caracterizaram como abuso contra cavalos. A vereadora Marcelle Moraes (DEM) criou um projeto denominado Cavalo de Lata, no intuito de combater a "escravidão animal".

Leia Mais:

Vídeo: moradores de Lauro de Freitas denunciam abandono de cavalo em terreno
Bicampeão olímpico de hipismo é suspenso após agredir cavalo durante treino
Vídeo: Cavalo morre após maus-tratos durante gravação de série e emissora se pronuncia

Domesticação

O médico-veterinário, Sandro Colla, de 38 anos, que atua no Departamento de Medicina Esportiva e Reabilitação Equina da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, afirmou que "todos os cavalos (Equus caballus) são considerados animais domésticos", mas orientou que existe uma variação comportamental entre as raças, que podem facilitar ou dificultar a domesticação.

Sandro contou que não há mal em colocar o cavalo para exercer algumas funções durante a domesticação, porém, a ação sempre deve ser feita de forma responsável, respeitando os limites dos animais.

"É através do exercício que conseguimos ensinar ao animal habilidades especificas para o cumprimento de futuras funções. O exercício físico, montado ou não, também é importantes para o estabelecimento do vinculo entre o animal e seu cuidador (proprietário, treinador, tratador, etc.)", disse o médico-veterinário.

Ainda de acordo com ele, alguns comportamentos podem ser indícios de que o animal está se sentindo sobrecarregado, são eles: "Relutância em seguir o exercício, sudorese excessiva, frequências respiratória muito elevada e persistente e sinais de dor, como manqueiras e dores na colocação dos equipamentos de trabalho. O tutor também deve ficar atento às expressões faciais do cavalo. 

Já para quem tem o desejo de tutoriar um cavalo, Ludmilla Ponciano aconselha a pensar de forma responsável sobre a vontade e ter em mente que animal demanda, assim como qualquer outro, gastos com alimentação, vacinas e idas periódicas ao veterinário. Além disso, ela alertou para o espaço reservado para o animal, para que seja compatível com o conforto dele. "Animal não é brinquedo, demanda cuidados, carinho, atenção à higienização e paciência". 

Atividades esportivas 

Apesar de alguns ativistas da causa criticarem o uso de cavalos em competições, a médica-veterinária assegura que o cavalo é um animal atleta , que possui fibras musculares específicas para praticar o esporte que condiz com a sua raça. Ela ressalta que essa prática precisa ser feita de forma responsável e sempre acompanhada de um especialista que, de acordo com ela, é o único que pode fornecer assistência e orientação para o animal. 

Ela explicou: "A raça quarto de milha é adequada para esporte de explosão de velocidade. Já mangalarga machador se adapta a caminhada e marchas, como as que costumamos assistir em parque de exposições".

Mas, ressaltou: "É fundamental que o animal seja acompanhado por um médico-veterinário para que o exercício seja executado de maneira correta, que seja treinado e condicionado para que sua capacidade cardio-respiratória seja compatível com a atividade e, além de tudo isso, o cavalo deve estar bem hidratado, alimentado e suplementado para que não lhe faltem nutrientes essenciais para um bom desempenho". 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp