BNews Pet

Estudos apontam que interação com gatos pode aliviar o estresse; saiba detalhes

xuke0522 por Pixabay
Estudos foram realizados através de experimentos com universitários e funcionários  |   Bnews - Divulgação xuke0522 por Pixabay

Publicado em 25/10/2022, às 18h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um novo estudo publicado recentemente pela revista Anthrozoös e realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, revelou que a interação com gatinhos pode ajudar no controle emocional. A pesquisa contou com a participação de universitários, que passam pela pressão do cotidiano, fazendo provas, trabalhos e frequentando aulas.


O estudo foi feito após os pesquisadores entrevistarem mais de 1400 estudantes universitários e funcionários, revelando que os felinos ajudam a reduzir o estresse e aumentar o bem-estar, principalmente em pessoas altamente emocionais.. Eles buscaram ver se existiria participantes que se interessassem pela interação com os gatinhos, e não só cachorros. Os resultados mostraram que a presença dos felinos teve uma grande aceitação entre os voluntários. Com informações do Jornal O Globo.


"A emoção é uma característica bastante estável; não flutua e é uma característica bastante consistente de nossas personalidades. Descobrimos que as pessoas na extremidade superior desta escala estavam significativamente mais interessadas em interagir com os gatos. Dado que pesquisas anteriores mostraram que esses indivíduos podem ser mais abertos a formar fortes ligações com animais, faz sentido que eles queiram que gatos sejam incluídos nestes programas", disse a coautora Patricia Pendry, professora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Universidade do Estado de Washington.


Segundo Pendry, os cachorros sempre foram mais utilizados em intervenções universitárias pela visão comum deles serem mais sociáveis que os gatos. No entanto, estudos já indicaram que isso não seria verdade, tanto que parte dos participantes preferiram ter uma interação com os felinos do que com os cães.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp