BNews Pet

Exposição imersiva e didática promete explicar o mundo percebido pelo cão; confira detalhes

Foto Ilustrativa/Pixabay
Mostra explica mundo percebido pelo cão e cores vistas por ele  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 07/06/2022, às 08h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A exposição "Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual" pretende mostrar a relação entre os pets que são conhecidos como melhores amigos de homem e os humanos. Cada vez mais inseridos na família, os cachorros agora são protagonistas da exibição que acontece sob curadoria do jornalista Jaime Spitzcovsky.

O evento, que estreia em São Paulo, nesta quarta-feira (8), no Mooca Plaza Shooping, fica em cartaz até o dia 31 de julho. A grande aposta da mostra é a tecnologia e interatividade para apresentar o conteúdo imersivo e didático.

O espaço do evento será dividido em seis ambientes. O curador, Spitzcovsky, dá maior destaque para dois: o sensorial, que explicará como o mundo é percebido pelo cachorro e o da interatividade, que é onde o visitante poderá enxergar sua imagem com as cores vistas pelos animais.

A ideia é aperfeiçoar os conhecimentos sobre o mundo canino e assim estreitar ainda mais os laços nas relações entre o homem e o cão. "A gente precisa sempre lembrar das origens do cão, descendente de lobo primitivo, e respeitar suas características. Não podemos esperar comportamentos que não são normais deles. A gente tem que ter compreensão, paciência, conhecimento", disse o jornalista.

O local do evento é pet friendly, ou seja, o tutor pode levar seu cãozinho sem medo. Além disso, o conteúdo apresentado também pretende englobar todos os públicos. "A ideia é oferecer conteúdo capaz de contemplar de crianças à terceira idade. A gente procurou construir um conteúdo que atraia pessoas de diversas faixas etárias. E é possível entrar com o cão", afirmou.

A exposição será apresentada pelo Ministério do Turismo e PremieRpet, tem patrocínio de banco next e Mooca Plaza Shopping, apoio de Faber-Castell e Centro Universitário FMU, realização de Ydreams Global, Museu do Cão e Bee Id, e coordenação-geral da Calina Projetos.

Leia Mais:

São Paulo promove evento pet com piscina e carnaval; veja programação
Indústria de alimentos para pet deverá aumentar preços para recuperar margem de lucro
Inclusão: cachorródromo promove evento para cães cadeirantes

Inspiração

A ideia da exposição surgiu após visitas em museus da Europa e dos Estados Unidos. Em 2016, Jaime teve contato com a história do italiano Foof, que abriga um museu voltato à contar a história dos cães. Em seguida, ele conheceu o Museum of the Dog, em Nova York.

O jornalista então decidiu se inspirar nesses grandes projetos para fazer uma exposição que explica, principalmente, o início da domesticação desses animais. Assunto que já existem estudos que explicam, contudo, a origem geográfica ainda não é consenso.

Jaime explora em sua mostra a teoria mais divulgada no mundo animal: a de que lobos primitivos se aproximam do homem ao perceber que o lixo produzido pode servir de alimento, acabam ajudando na proteção contra outros predadores, depois auxiliam na caça e se tornam animais de companhia.

* Com informações da Folha 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp