BNews Pet

Falar com 'voz de bebê' com cachorros faz bem a esses animais? Saiba o que diz estudo

Tran Mau Tri Tam por Pixabay
Falar com 'voz de bebê' e conteúdo do que é dito interferem na interação com os cães  |   Bnews - Divulgação Tran Mau Tri Tam por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 23/09/2023, às 16h54



Alguns pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, se propuseram a decifrar se falar com "voz de bebê" melhora a interação dos tutores com os seus cães. O estudo ainda revelou que, além do tom de voz específico, o conteúdo do que é dito também pode ser relevante na comunicação com os bichos.

A pesquisa, publicada na revista Animal Cognition, apontou que o tom de voz agudo e afetuoso melhora a interação com esses animais de estimação. Para chegar nesse resultado, os especialistas fizeram dois testes com seres humanos interagindo com cachorros.

O primeiro teste consistia em separar dois grupos de pessoas, um falaria com voz natural e o outro utilizaria "voz de bebê" para conversar com os animais. Os intervalos de atenção dos cães foram medidos durante os dois tipos de fala. Após ouvir, os pets tinham que escolher com quem eles iriam interagir. Os doguinhos escolheram quem falava com a "voz de bebê".

Os pesquisadores, porém, ficaram na dúvida se os pets estavam se baseando apenas pelo tom de voz ou também pelo conteúdo do que era falado. No segundo teste, então, eles analisaram o que era dito pelos humanos.

Neste experimento, um grupo fala frases como "Você é um bom cão" e "Vamos dar um passeio" com uma voz normal. Já o outro grupo manteve um discurso dirigido para adultos com frases como "Fui ao cinema ontem" com a "voz de bebê".

Um dos autores do estudo, Alex Benjamin, concluiu: "Descobrimos que os cachorros eram mais propensos a interagir com os adultos que usavam a “voz de bebê” e falavam conteúdos interessantes para os animais do que aqueles que usavam a falar normal e com conteúdo irrelevante. Esperamos que esta pesquisa seja útil para os donos de animais que interagem com seus cachorros e também aos veterinários ".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp