BNews Pet

Gata brasileira pode ser uma das mais velhas do mundo; saiba quantos anos ela tem

Reprodução/Arquivo Pessoal
Adotada há quase 30 anos, a gata Esmeralda ganhou visibilidade após desaparecer por dois dias  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 25/08/2023, às 08h05 - Atualizado às 08h40   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Floisse, gata britânica de 27 anos e considerada atualmente pelo Guinness World Records a mais velha do mundo, pode ter uma concorrente à altura, e brasileira. Trata-se de Esmeralda, de 28 anos e 9 meses, que pertence à família Correa, que vive em Barbacena, interior de Minas Gerais.

A bichana foi adotada em 1995 por Maria da Conceição, matriarca da família. Na carteira de vacinação, sua data de nascimento é 1º de dezembro de 1994. 

Segundo reportagem do site "g1 Zona da Mata", Esmeralda ganhou visibilidade nos últimos por ter sumido de casa por dois dias e ficado presa em um bueiro. Ela foi resgatada pelos bombeiros e, com isso, chamou a atenção. 

Foi assim que a idade avançada, que era vista como algo comum para os tutores da gata, se tornou destaque. Por causa desse fator, ela necessita de mais atenção e passa a maior parte do dia descansando. Apesar disso, sempre esteve com as vacinas e exames em dia. "A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade", diz Maria Eliza, tutora.

Ainda de acordo com sua dona, a família buscou saber como inscrevê-la no famoso livro dos recordes. No entanto, um entrave é a falta de dinheiro, pois o registro custa caro: cerca de R$ 4 mil. As prioridades do momento têm sido a saúde do papai de Esmeralda, que já é idoso, e a alimentação da própria Esmeralda, que tem sido feita com vitaminas e ração especial, já que ela ficou dois dias desaparecida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp