BNews Pet

Gata de R$ 7 mil que foi solta na natureza por bombeiros é encontrada por tutor; veja caso

Reprodução/Instagram @dr.luizaugustomachado
Gata que foi solta na natureza foi encontrada por filha de tutor  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @dr.luizaugustomachado

Publicado em 11/01/2023, às 10h58   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A gata da raça bengal, chamada de Massinha, que tinha sido confundida com uma jaguatirica e solta na natureza por bombeiros de Belo Horizonte, foi encontrada na noite desta terça-feira (10). Segundo o tutor, o empresário Rodrigo Calil, sua filha de 7 anos que encontrou a pet.

Rodrigo contou com a ajuda de familiares e membros da Organização Não Governamental (ONG) Grupo de Resgate Animal para fazer o resgate do animal.

Nas redes sociais, o médico cirurgião Luiz Augusto Machado, que ajudava no resgate, afirmou que os bombeiros disseram que "não podiam fazer mais nada" em relação ao desaparecimento do pet.

Apesar disso, Massinha foi encontrada quando a filha de Rodrigo, de 7 anos, chamou por ela na mata. A pet ouviu e logo apareceu. Todos que tentavam encontrar usavam uma câmera térmica para localizar a gata.

Após o resgate, Rodrigo seguiu indignado com o trabalho feito pelos bombeiros que soltaram a gata.

"Ela deveria ter sido levada para o Ibama e passado, no mínimo, por uma microchipagem porque ela tem um microchip com todos os meus dados. Foi um dia surreal, um dia que fiquei indignado com vários erros sucessivos, um dia de exaustão", disse o tutor ao G1.

"Minha filha chorou muito e pediu para voltar ao local durante a noite. A madrinha dela escutou a gata e voltamos com a câmera térmica", acrescentou Rodrigo.

Relembre o caso:

A gata, avaliada em R$ 7 mil, estava próxima da porta do apartamento onde mora com o tutor e foi confundida pelos vizinhos com uma jaguatirica. Os bombeiros foram acionados para fazer o resgate do animal silvestre, que foi solto em uma área de mata do condomínio.

Os militares, em nota, disseram: "O animal foi capturado de forma segura e solto em local mais afastado de tal perímetro urbanizado conforme o protocolo padrão para ocorrências envolvendo animais silvestres. Ainda de acordo com os bombeiros, não havia coleira ou outra identificação visível".

O trabalho dos bombeiros, porém, foi bastante criticado pelo tutor. "Eu disse que eles não podiam fazer isso. Eles não têm essa capacidade técnica e, mesmo supondo que é um animal silvestre, precisam fazer uma triagem. Eles soltaram a gata na mata, eu já liguei pedindo ajudar nas buscas e eles não vêm", disse Calil.

Um biólogo Sérgio Rangel, conhecido nas redes sociais, também criticou a ação dos bombeiros.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp