BNews Pet

BNews Summer: Posso levar meu pet para a Lavagem do Bonfim? Veja o que diz especialista

Arquivo BNews
Especialista pede cautela para tutores que desejam levar pet na Lavagem do Bonfim  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 11/01/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

A tradicional Lavagem do Bonfim, que volta a ser realizada em Salvador após dois anos suspensa por conta da Covid-19, faz muito sucesso entre os fiéis soteropolitanos. Muitos tutores de pets que participam do evento pensam em levar seus companheiros de quatro patas, mas isso deve ser feito com muita cautela. 

O médico-veterinário Luís Carlos, que é especialista em comportamento animal, explicou ao BNews que para que o tutor leve seu pet para o evento, ele deve analisar o comportamento do animal. Os pets mais introvertidos, que não se dão bem com multidão e barulho devem ficar em casa. Já aqueles que ficam bem mesmo com esses fatores, podem ser levados. 

Mesmo que o cão não apresente desconforto com os pontos citados, o dono do pet deve ficar atento a outras questões como cuidados com a hidratação do animal. Ele também deve procurar fornecer pontos de sombra e observar a temperatura do asfalto para que o peludo não tenha problemas de saúde posteriormente. 

"O calor pode levar o animal a uma hipertermia maligna, uma síndrome que pode levar esse pet a um quadro grave de saúde, inclusive fazendo com que ele vá à óbito", pontuou Luis. Além disso, ele citou que o animal pode ter queimaduras de patas, desidratação e até mesmo câncer de pele, caso seja, repetidas vezes, exposto ao sol inadequadamente. 

Para Luis, os tutores também podem pensar em adquirir protetor solar para os animais, a fim de protegê-los de possíveis perigos durante o evento. "Esses cuidados devem ser levados em consideração quando a gente pensa em levar o animal para um ambiente como a Lavagem do Bonfim", finalizou.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp