BNews Pet

Golden retriever usa crachá e bate ponto como cão de saúde emocional; confira

Reprodução / Instagram
Golden retriever dá suporte a tutora durante jornada de trabalho  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 15/07/2023, às 18h00


FacebookTwitterWhatsApp

O cãozinho Rudá, da raça golden retriever, marca presença há dois anos e meio na Secretaria estadual de Saúde, no Centro do Rio, onde acompanha sua tutora Danielle Cristo, de 48 anos, como um cão de suporte emocional. O cachorrinho é o primeiro do estado a receber a permissão, e nas segundas, terças e quintas, das 9h às 18h, o cãozinho “bate ponto” ao lado de sua mamãe.

A delegação de Rudá é simples, alegrar o ambiente. Fazendo passeios pelo local de trabalho, e  cumprimentando os funcionários, o cachorro ajuda a manter o ambiente leve e dá suporte a sua tutora.

O Rio de Janeiro já emitiu 70 Certificados de Cães de Suporte Emocional para questões terapêuticas, desde de 2022. Os bichinhos ajudam seus tutores a enfrentar o dia de trabalho, quando muitos possuem crises de ansiedade, ou outras complicações.

No caso de Danielle, convive com a Síndrome do Pânico e percebeu que seu cachorrinho da época, chamado Prince, a ajudou a passar pelos momentos de crise. “Passei por duas situações traumáticas: uma foi o falecimento de minha mãe, em 2010, e a outra o roubo do meu carro à mão armada. Depois de algum tempo de terapia, percebi que o Prince era essencial ao meu tratamento, que dou continuidade com o Rudá. O cão alivia minha solidão, reduz o estresse e me dá confiança. Antes, eu inventava desculpas para não sair. Isso não acontece agora”, declarou.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp