BNews Pet

Homem cria mais de 10 cachorros em condições precárias na Estrada Velha do Aeroporto

Reprodução / TV Bahia
Uma equipe da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal vai ao local para verificar a situação dos animais  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Bahia

Publicado em 05/06/2023, às 14h42 - Atualizado às 19h20   Letícia Rastelly e Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Um morador da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador, cria pelo menos 16 cachorros em uma casa que funciona como uma espécie de depósito. Segundo denúncia feita por moradores, os animais vivem em condições insalubres sem água e sem comida.

Uma equipe da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA), vinculada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) esteve no local para realizar uma inspeção, mas não conseguiu ter acesso aos cães.

Em conversa com a reportagem do BNews, a diretora da DIPA, Michelle Holanda, pontuou que o órgão não foi notificado oficialmente, apenas através da imprensa. Na última sexta-feira (3), uma equipe esteve no local com um veterinário, mas segundo Holanda, não pôde ter acesso ao imóvel porque não obteve autorização para acessá-lo. Ela ainda pontuou que uma nova inspeção vai acontecer na tarde desta segunda-feira (5) a fim de que se possam tomar as providências cabíveis.

A diretora destacou que a casa onde os animais estão abrigados não é onde o tutor vive, mas um outro imóvel que mais parece um depósito, com muitos móveis acumulados. Ela salientou ainda que as condições dos animais serão avaliadas, e se constatadas irregularidades, as autoridades serão informadas oficialmente para que as medidas jurídicas sejam adotadas.

Em nota, a assessoria da Secis informa que, na tarde desta segunda-feira (5), voltou ao imóvel  e conseguiu adentrar com uma equipe técnica para verificar a situação de vulnerabilidade dos animais. "A pasta constatou, de fato, os maus-tratos, orientou o tutor sobre as condições irregulares e abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil para dar seguimento ao encaminhamento do caso", diz trecho da nota. Sobre o resgate do animais, a pasta assessoria disse que "não tem o poder de polícia e não pode resgatar os cães".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp