BNews Pet

Hospital na Bahia implanta intervenção assistida por animal para auxiliar pacientes internados

Divulgação/Hospital Metropolitano
Thor, um cão preto da raça labrador, é a figurinha que visita os pacientes em técnica de intervenção assistida  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Hospital Metropolitano

Publicado em 25/10/2023, às 12h01 - Atualizado às 12h01   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, implantou uma novidade no mês de outubro: a realização de Intervenções Assistidas por Animais (IAA) a pacientes internados nas enfermarias.

Thor, um cão preto da raça labrador, é a figurinha que visita os pacientes. A responsável por Thor e por suas IAAs no HM é a fisioterapeuta Paula Carneiro, tutora do animal. Eles vão visitar os pacientes das enfermarias do Hospital, a cada 15 dias.

Sob a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) desde julho deste ano, o Hospital Metropolitano possui atendimento 100% SUS, 265 leitos – sendo 55 de UTI, com uma equipe de assistência especializada nas áreas de alta complexidade em cardiologia e em medicina neurovascular.

Devido ao perfil de pacientes ser de adultos e ao fato de boa parte das internações serem de médio prazo, existe a necessidade de cuidados emocionais para os pacientes. Hoje com sete anos, Thor trabalha desde os trêsm ou seja, já é veterano na técnica e conhecido de  alguns hospitais, clínicas e pacientes em cuidados domiciliares em Salvador.

Paula Carneiro, sua tutora que o acompanha durante todas as visitas, frisa o quanto é prazeroso para o animal ajudar os pacientes. "Ele utiliza uma roupinha, coleira e guia especiais, quando vamos trabalhar. Diferentes das de passeio. O animal precisa de objetos que identifiquem o momento da ação. E quando nos aprontamos em casa para sair para o trabalho, ele já sabe e demonstra sua alegria", contou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags