BNews Pet

Hospital Público Veterinário de Salvador já tem data de entrega; saiba quando

Reprodução/Instagram/Betto Jr./Secom
Projeto de Hospital Público Veterinário de Salvador foi assinado por Marcelle Moraes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram/Betto Jr./Secom
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 09/11/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital Público Veterinário de Salvador está prestes a ser inaugurado, com previsão de entrega para o próximo mês de dezembro. A titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), Marcelle Moraes, tem comemorado a obra da primeira unidade de saúde veterinária pública.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

"Essa imagem é a realização de um sonho, resultado de muito trabalho, esforço e determinação", escreveu em outubro, quando o hospital estava 80% pronto.

Ao BNews, a assessoria da secretária informou que a previsão de entrega do  equipamento está para dezembro. Para a secretária, é um projeto do qual se orgulha por fazer parte. A titular da Secis foi quem assinou o projeto para a instalação do Hospital Público Veterinário na capital baiana.

"Como gestora da pasta e vereadora licenciada cuja principal bandeira é a causa animal, é um orgulho fazer parte deste projeto que vai ampliar a assistência médica gratuita para animais, principalmente aqueles que estão sob tutela de Organização Não-Governamentais (ONGs), protetores de animais independentes e pessoas com baixa renda", disse Marcelle.

"A primeira capital do Brasil terá um equipamento de média e alta complexidade na área de veterinária com a oferta de atendimentos clínicos e especializados, sala de vacina, duas salas de cirurgias, exames de imagem, laboratório, entre outros", acrescentou.

Na obra do hospital, o Município investiu R$ 6 milhões. A unidade de saúde que deve ter cerca de 1.400 metros quadrados de área construída está projetada para acolher uma média de 1,6 mil animais por mês.

A ideia de construir um hospital veterinário que priorizasse o atendimento da população mais pobre não veio de agora. Segundo Marcelle, ao longo dos últimos anos foram apresentados projetos sobre o tema na Câmara Municipal. No entanto, "a assinatura da ordem de serviço do equipamento público foi garantida em janeiro de 2021, enquanto era a única vereadora com mandato em curso dedicado à causa animal".

Marcelle ainda afirmou que provocou e participou ativamente "de inúmeras reuniões para que a construção [do hospital] fosse concretizada". Como titular da Secis, Marcelle "acompanha e alinha todos os trâmites do Hospital Veterinário para entregar para a população ainda este ano". A Diretoria de Proteção Animal (DIPA) também faz sua parte no projeto e é responsável por todas as licitações de gestão da unidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp