BNews Pet

Ibama desaprova amizade entre tiktoker e capivara e jovem deve entregar animal; assista

Reprodução/Redes Sociais
Prefeito se manifesta contra Ibama, que separa tiktoker e capivara  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 19/04/2023, às 14h02


FacebookTwitterWhatsApp

O fazendeiro do Amazonas, Agenor Tupinambá, de 23 anos, tem enfrentado um problema com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) após um vídeo com a sua capivara de estimação chamada Filó viralizar na internet. A dupla mora em uma fazenda em Autazes.

Filó tem cinco meses e foi vista pulando no rio logo após seu amigo humano. Além desse vídeo, que somou mais de 70 milhões de visualizações, outras imagens da dupla encantaram os internautas, mas os posts não tiveram o mesmo efeito no Ibama, que desaprovou a amizade e notificou o tiktoker, multando-o em mais de R$ 17 mil por suspeita de maus-tratos e exploração animal.

O Ibama ainda exigiu que Agenor retirasse as publicações feitas com Filó e com o papagaio apelidado de Rosa. O tiktoker lamentou a notificação, mas obedeceu e retirou os conteúdos com os bichos.

Agenor apareceu bastante abalado no Instagram e, em vídeo, contou que tem sete dias para entregar Filó ao Ibama. Na nota, ele começou: "Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais".

"De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida", lamentou.

O fazendeiro ainda comentou pontuou: "Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá está o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso".

A deputada estadual Joana Darc está fornecendo acompanhamento jurídico para o tiktoker, que tem 20 dias para apresentar sua defesa. "Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria", finalizou a nota.

A atitude do Ibama gerou uma comoção grande na internet e o prefeito da cidade, Andreson Cavalcante, se manifestou a favor do tiktoker. Na legenda do post, ele escreveu: "Meu apoio incondicional ao Agenor Tupinambá". E afirmou saber "da responsabilidade dele" com os animais.

Os internautas também ficaram indignados com a denúncia feita e a atitude tomada pelo Ibama.

"Ninguém fala na questão de bem estar animal? O Bem Estar da Filó e estar com ele!!!! Ela super bem tratada!!!! E o bem estar dela da separação...eu como veterinária que eles sentem, cadê veterinários, IBAMA para pé", comentou um usuário do Instagram.

"Engraçado que em frente ao Vila romana shopping em Florianópolis tem uma capivara com um cordão enrolado nela sangrando e a mobilização pra pegar ela parece estar bem fraca. Cadê o IBAMA de SC pra tratar essa capivara? Absurdo isso tudo. Bichinho super bem cuidado e fazem isso", pontuou a segunda.

A terceira usuária afirmou: “As pessoas que fizeram essa denúncia não têm um pingo de humanidade, sempre entrei no Instagram e via amor pelos bichinhos, estamos contigo".

".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp