BNews Pet

O que se sabe até agora sobre os petiscos que causaram a morte de pelo menos 40 cães

Reprodução/TV Anhanguera
MAPA investiga mortes de cães que supostamente comeram petiscos contaminados  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Anhanguera

Publicado em 08/09/2022, às 08h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil de Minas Gerais passou a investigar, desde o final de agosto, algumas mortes de cães que comeram petiscos supostamente contaminados por monoetilenoglicol. Ao menos, 40 mortes de cachorros foram registradas até esta segunda-feira (5), de acordo com a delegada da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor de Minas Gerais, Danúbia Quadros.

Os casos que começaram em Minas Gerais, mas já foram registrados em mais nove estados e no Distrito Federal. Os tutores das vítimas tem prestado depoimentos e afirmaram que vivem "luto coletivo"

Investigação

O MAPA tem investigado uma suposta intoxicação de cães que comeram petiscos caninos comerciais. De acordo com um documento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as investigações encontraram irregularidades na empresa Tecno Clean Industrial LTDA, que fornece matéria-prima para empresa Bassar Indústria e Comércio Ltda, fábriga de petiscos que foi interditada logo após ser detectado uma substância tóxica em uma das amostras de seus produtos.

Nesta terça-feira (6), o MAPA determinou a suspensão imediata do uso em linhas de produção de dois lotes da matéria-prima propilenoglicol da empresa Tecno Clean Industrial LTDA. Segundo as investigações, dois lotes de propileno glycol USP (AD5053C22 e AD4055C21) foram adquiridos e utilizados pela Bassar.

A investigação aponta que um galpão da empresa funciona como depósito de materiais em Baruei, em São Paulo. As atividades licenciadas para a Tecno Clean Industrial LTDA, na Região Metropolitana de São paulo não tem relação com alimentação animal, dessa forma, a fabricante não tem registro no Ministério da Agricultura, nem outros órgãos fiscalizadores.

O documento ainda diz que a empresa vendeu lotes de produtos de terceiros, indicando que foi sua a fabricação.

Mortes registradas e em quais estados houveram casos

Pelo menos, 40 mortes foram registradas, até o momento, contudo, a PC de Minas apenas investiga as nove mortes que aconteceram no Estado. Além de Minas Gerais, houveram registros no Distrito Federal e em oito estados. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe e Goiás.

Marcas envolvidas

Até o momento foram identificados contaminação nos petiscos Dental Care, Every Day e Petz Snack Cuidado Oral. Todas fabricadas pela empresa Bassar.

Sintomas

Os pets contaminados por monoetilenoglicol apresentaram cansaço, desconforto abdominal, diarreia, vômito e convulsões.

Pronunciamentos

A Bassar informou que suspendeu a produção até que o caso seja esclarecido e afirmou que "contratou uma empresa de perícia para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e maquinários" e disse colaborar com as investigações.

Em nota, a empresa disse: "A empresa está solidária com todos os tutores de pets –nossos consumidores e razão de nossa empresa existir. Somos os maiores interessados no esclarecimento do caso. Por isso, a empresa vem tomando todas as providências para investigação dos fatos. Os consumidores podem tirar dúvidas pelo e-mail [email protected]".

A Tcno foi procuradapelo G1, mas não deu retorno.

* Com informações do G1.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp