BNews Pet

Lealdade em Casco e Crina: Biólogo explica relação de cavalos com humanos e lista cuidados para o equino

Pixabay
Criação de cavalos é mais comum em áreas rurais do que urbanas  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 13/09/2023, às 09h30


FacebookTwitterWhatsApp

Assim como os cães e gatos, os cavalos também têm sentimentos e emoções. Eles são animais sociais e têm a capacidade de sentir alegria, tristeza e uma variedade de outras emoções. Os cavalos podem, inclusive, desenvolver laços emocionais com seus cuidadores e outros cavalos, e muitos proprietários de cavalos relatam uma forte conexão emocional com seus animais.

Recentemente, o BNews Petnoticiou o último adeus a uma menina, de 11 anos, que morreu ao cair de um cavalo em Camboriú (SC). A égua, chamada Bella, animal muito querido pela garota, foi levada até o velório para se despedir da tutora, Bárbara Montibeller. “Elas tinham uma conexão inexplicável. E a despedida era necessária para as duas”, afirmou o avô Altamir Montibeller. A queda, de acordo com Altamir, ocorreu enquanto a menina preparava outro cavalo. “Quando subiu, se desequilibrou, caindo”.

Mas como é criar um cavalo? Quais exigências precisam ser atendidas para que sejam preservados o bem-estar e saúde do animal? À reportagem, o biólogo Esaú Marlon deu algumas orientações sobre a criação e cuidados com os equinos.

De acordo com o especialista, os nutrientes essenciais para todos os cavalos são água, proteína, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Ele ressalta que há variações nas quantidades de acordo com a fase da vida, peso, tipo de uso e estado reprodutivo. Além disso, ele destaca também a importância sobre a criação de rotinas.


"Sobretudo aquelas que dizem respeito à alimentação e ao exercício. Vale lembrar que é necessário limpar o abrigo: remover as fezes, preparar um novo ambiente para o animal dormir, exercitar o cavalo ligeiramente; dar a primeira refeição do dia. Já no segundo momento (período da tarde) deve limpar o cavalo, prestando mais atenção aos cascos e dentes; exercitar o cavalo; dar a segunda refeição. Além disso, é importante ter abrigos para proteger os comedouros e os animais da chuva", disse.

O biólogo ainda ressalta que cavalos devem ter um grande espaço para viver. Eles são animais grandes e espaçosos. Além disso, Esaú Marlon completa que nesse ambiente, é necessário ter locais adequados para alimentação e bebedouros. O especialista explica também que os equinos tendem a viver de 25 a 30 anos.

Especialista em comportamento animal, o biólogo garante que é possível socializar o cavalo para que ele se torne dócil e amável entre os humanos: " Um exemplo disto é a equoterapia que tem desenvolvido atuações em nível terapêutico, educacional e social".

Alimentação e vacinas

O profissional destaca quais são os principais imunizantes que devem ser regulares na vida do cavalo. As principais vacinas são: raiva, tétano, encefalomielite, influenza, rinopneumonite, leptospirose e, em alguns casos, contra garrotilho (adenite equina)", explicou.  "É importante ressaltar que algumas são obrigatórias. É importante que o veterinário faça o acompanhamento do animal em toda a vida do animal", disse.

Sobre a alimentação dos equinos, o especialista destaca a relevância em ter refeições balanceadas, em proporções diferentes.  "Para melhorar o bem-estar, a alimentação dos cavalos deve: Ser composta por no mínimo 70% de volumoso, respeitar os horários de fornecimento de concentrado, ser oferecida em espaço adequado para que todos os animais se alimentem ao mesmo tempo (todos os animais devem se alimentar de acordo com objetivo), aumentar o total de horas que os animais passam se alimentando, evitando frustrações e variada respeitando as características do trato gastrointestinal dos cavalos", finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp