BNews Pet

Lhama é pet? Kiki viraliza na web e dono diz: 'é como um cachorro'; veja fotos e vídeos

Reprodução: Redes sociais
Paranaense João Vitor Tolardo, de 24 anos, cria uma lhama macho - o Kiki, de 4 meses – em sua casa.  |   Bnews - Divulgação Reprodução: Redes sociais

Publicado em 04/06/2022, às 19h38   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Ilhama é pet? A rotina inusitada do paranaense João Vitor Tolardo, de 24 anos, com sua lhama Kiki, de 4 meses, ganhou repercussão na internet. Com 18 mil seguidores no Tik tok, o empresário acumula milhares de visualizações nas redes sociais.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as lhamas são consideradas animais domésticos em território nacional, dispensando autorização para sua criação ou comercialização.

Leia mais: Vídeo: mulher flagra animal selvagem vasculhando sua despensa

Em entrevista ao G1, João falou sobre Kiki:

"É uma lhama macho, chama Kiki. É um animal que eu quero ter para a vida toda. Muito amoroso, dócil, companheiro, inteligente. Ele ainda tem quatro meses, mas pode chegar a 1,80 metro de altura. Ele é muito apegado. Ele é como um cachorro, um animal doméstico. Nunca tive problemas”, afirmou o paranaense.

João Vitor contou ainda que o animal não precisou ser adestrado e que a alimentação não é difícil. Kiki ainda é um animal bebê e mama muitas vezes, podendo tomar até cinco mamadeiras todos os dias.

@joaotolardo Entevista com Kiki Tolardo passando na sua #fy#fyp#pravoce#lhama#alpaca#llama#fypシ#foryoupage♬ Lo-fi hip hop - NAO-K
Como eles são animais muito inteligentes, ele não demanda muita atenção. Eu nunca precisei adestrar. Ele tem o lugar dele para fazer as necessidades, ele se acostuma com o espaço. A alimentação também não é difícil. Ele mama umas quatro ou cinco vezes por dia e a ração adequada é a de coelho e porquinho da índia. E são ruminantes, ficam comendo grama o dia inteiro”, disse.

O Kiki ainda conta com a companhia de um cachorro, um pastor de shetland que se chama Hassan. “Eles são grudados, são irmãos”, diz o dono.

redes sociais

Uma das dúvidas mais frequentes que João recebe nas suas redes sociais é: “ele já cuspiu?”. O empresário contou, no entanto, que nunca passou por essa situação com Kiki. Apesar disso, a sua lhama anterior, o Kronk, já teve esse comportamento por duas vezes.

Ele é minha segunda lhama. Eu tinha o Kronk, que faleceu em março. Foi meu primeiro contato com esse animal. O Kronk cuspiu umas duas vezes, só que isso acontece quando eles ficam muito incomodados. É um instinto de defesa. Com o Kiki, nunca aconteceu. Nunca tive problema”, afirmou

Além do sucesso na internet, Kiki é uma verdadeira celebridade no Paraná. Segundo João Vitor, de 100 pessoas que passam por eles, 98 pedem para tirar foto com Kiki.

Eu levo o Kiki comigo para tudo quanto é lugar. Ele fica deitado na parte de trás do carro e coloco os dois cintos de segurança. Ele é sociável, não se assusta. Eu já fui em festa e levei ele. Deixei no meio do povo. É uma repercussão absurda. Ele não se incomoda com som, nem com a presença das pessoas. Poucas pessoas ficam incomodadas. Elas ficam curiosas”, afirmou o empresário.

Leia também: Mulher se prepara para fazer bolo, mas encontra surpresa em ovo e se desespera; assista

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp