BNews Pet

Lula quebra protocolo e dispensa momento tradicional de posse por causa de cães; saiba qual

Divulgação/Redes Sociais
Lula quebra protocolo e dispensa tiros de canhão e fogos de artifício  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais

Publicado em 08/12/2022, às 13h14   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Os tradicionais 21 tiros de canhão, que marcam a cerimônia de posse dos presidentes brasileiros, vão ser substituídos em 2023, assim como os fogos de artifício. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (7), pela futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, deve atender a um pedido da sociedade civil para evitar transtornos em cães e também em pessoas autistas.

A demanda foi apresentada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Meio Ambiente e instituições da causa autista. A proposta é de que a cerimônia seja realizada sem causar medo e estresse aos animais domésticos e silvestres e de autistas sensíveis ao barulho. 

Inclusive, a nova determinação também vai agraciar a cadela do casal, chamada Resistência, que é já é  presença confirmada na cerimônia de posse do petista, Lula

Janja, que está responsável pelos preparativos da comemoração da posse, no dia 1º de janeiro, no Palácio do Planalto, afirma que já teve algumas ideias para substituir os 21 tiros de canhão, mantendo o significado da salva de tira. Já os fogos de artifício, se tiver, deve ser do modelo sem ruídos.

O diálogo com as instituições da causa autista atende as demandas que surgiram durante a campanha presidencial. Muitos pais relataram os transtornos que os artefatos causam nas pessoas que têm perturbação com barulhos excessivos.

Já o GT de Meio Ambiente possui uma demanda parecida, porém voltada para o bem-estar dos animais. Janja deve alinhar estas solicitações com o cerimonal do Senado nos próximos dias.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp