BNews Pet

Médico-veterinário faz viagem para resgatar animais na Ucrânia

Reprodução/Instagram @jakub.kotowicz
Equipe de voluntários viajam para resgatar animais atingidos em guerra na Ucrânia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @jakub.kotowicz

Publicado em 23/03/2022, às 14h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O médico-veterinário Jakub Kotowicz, de 32 anos, que reside na Polônia, resolveu ir até a Ucrânia para ajudar os animais atingidos pela guerra na região. Em três comboios, ele, juntamente com uma equipe de voluntários, já resgatou cerca de 200 gatos e 60 cães na cidade de Lviv. O grupo pretende resgatar ainda mais animais na próxima semana. 

Alguns animais precisaram ser sacrificados por causa dos graves ferimentos, outros, como a cabrinha Sasha e a cachorrinha Vira, mesmo feridas, estão em recuperação e devem ser preparadas para adoção responsável. 

Sasha é uma cabra resgatada com apenas dois meses de vida, que está com ferimento nas patas Ela está compartilhando uma cama com alguns cães e será mantida como animal de estimação pelos veterinários da Fundação ADA, instituição de caridade de resgate de animais que Jakub fundou quando tinha 17 anos.

Leia Mais:

Ativista arrisca a própria vida em meio à guerra para salvar animais abandonados na Ucrânia; veja fotos
Bolsonaro publica detalhes sobre animais de estimação vindos da Ucrânia em voo da FAB
Casal adia viagem turística e decide ir para Ucrânia ajudar animais e pessoas necessitadas

Já a cadela Vira, que tem sete anos, está com uma bala alojada na coluna e espera a instituição receber uma cadeira de rodas para que ela possa usar. 

"Estamos preparando os animais para um processo de adoção", disse Jakub ao Metro.Co.

O veterinário possui uma clínica particular, mas a organização sem fins lucrativos depende de doações. Os britânicos estão sendo encorajados a adotarem animais de estimação poloneses, para que tenha espaço para os animais resgatados da guerra. "Às vezes, os animais que estão em muito mau estado ficam conosco por dois ou três meses", explicou Jakub. 

Na próxima semana, a equipe deve resgatar mais animais. "O próximo comboio pode ser na próxima semana, porque é muito perigoso", contou. 

A equipe que atua com Jakub é formada por voluntários da Dinamarca, do Canadá e dos EUA. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp