BNews Pet

Meu cachorro pode transmitir febre maculosa? Especialista explica

Divulgação
Novo pessoas já morreram de Febre Maculosa no Brasil em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 21/06/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Os recentes casos de febre maculosa ligaram um alerta e muitos brasileiros estão preocupados com a proliferação da doença. No Brasil, 753 mortes por febre maculosa foram registradas nos últimos dez anos e, como a doença é transmitida por um carrapato, muitos tutores se preocupam se o seu cachorro ou gato pode trazer esse risco para os humanos.


Ao Bnews, a médica-veterinária Aline Quintela esclareceu alguns boatos acerca da febre maculosa. Para começar, ela tranquiliza os pais de pet e revela que não é possível o animal transmitir a doença para os humanos. 


"A febre maculosa só pode ser transmitida pelo carrapato do gênero AMBLYOMMA, que é comum no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Este carrapato é conhecido como “carrapato estrela” e prefere parasitar animais silvestres e de produção, como capivaras e cavalos. O carrapato precisa estar infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii para transmiti-lo aos humanos pela sua picada. Cães e gatos podem albergar o carrapato, mas não podem transmitir a doença para as pessoas", garantiu a especialista.


A veterinária ressalta que a higienização da casa em que o pet vive é fundamental para evitar a presença desse bicho: "Os cuidados com o ambiente são essenciais, pois apenas 5% dos carrapatos ficam alojados nos pets, enquanto que 95% deles estarão presentes no ambiente. Existem inúmeros produtos, para diluição e em spray, que podem ser usados com segurança na higiene da casa".


Aline também aponta que existem climas mais propícios para esse tipo de doença: "Os meses de inverno no Sul, Sudeste e Centro-Oeste são secos, e nessa época há maior presença das formas imaturas de carrapatos, que são pequenas, difíceis de ver e, possuem capacidade de infectar"


Precauções e tratamento

Mesmo que não tenha vacina contra a febre maculosa, a especialista explica que existem formas de se livrar da doença e que os humanos devem evitar locais onde há circulação de animais que podem estar parasitados pelo carrapato, principalmente ambientes que capivaras, bois e cavalos circulam. " Se for necessário ir a estes locais, é indicado usar roupas claras, que facilitam a visualização dos carrapatos, camisas de manga longa, calças compridas e botas, além de realizar uma busca no corpo a cada 2 horas, para identificar possíveis carrapatos. Pessoas infectadas podem ser tratadas e curadas, mas o diagnóstico precisa ser rápido e preciso", pontua. 


Para finalizar, a médica dá orientações sobre como retirar o carrapato do corpo humano, caso seja necessário. "O ideal é utilizar uma pinça de ponta fina para retirar o carrapato da pele: puxando devagar e para cima firmemente. Após retirá-lo, lave a área com água e sabão. Não se deve estourar o carrapato para matá-lo, pois isso pode contaminar o ambiente. O mais indicado é imergi-lo em um pote com álcool", conclui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp