BNews Pet
por Natane Ramos
Publicado em 06/12/2024, às 16h00
Pesquisadores solucionaram um enigma genético que intrigava cientistas há mais de seis décadas: o motivo por trás da coloração da pelagem dos gatinhos laranjas.
Dois estudos publicados no repositório bioRxiv investigaram o gene Arhgap36. A pesquisa revelou que, embora a mutação não altere diretamente a proteína produzida pelo gene, ela afeta a quantidade de RNA nos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos.
A descoberta foi feita por meio da análise de amostras genéticas de 188 gatos em um dos estudos, enquanto o outro avaliou 258 genomas de felinos ao redor do mundo.
A mutação do gene está associada à inativação de um dos cromossomos X nas fêmeas, o que explica a pelagem característica de gatos laranjas, calicos e tortoiseshells.
“Nunca imaginávamos que Arhgap36 pudesse influenciar a cor da pele ou do pelo,” afirmou Greg Barsh, geneticista da Universidade Stanford e um dos autores do estudo, em entrevista à Science.
Leslie Lyons, especialista em genética felina da Universidade de Missouri, celebrou a descoberta: “Tudo o que você precisa saber sobre genética, pode aprender com seu gato,” brincou.
Confira outras matérias:
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade DELL
Aparelho top
Metade do preço
Bom e Barato
Imperdível