BNews Pet

Morte de pet justifica falta no trabalho? Saiba quais possibilidades de acordos

Tiinuska por Pixabay
Apesar de não haver lei prevendo falta no trabalho nessa hipótese, funcionário pode ter algumas 'saídas'  |   Bnews - Divulgação Tiinuska por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 21/09/2023, às 09h06


FacebookTwitterWhatsApp

Os animais de estimação estão cada vez mais presente nos lares brasileiros e a forma como eles são tratados tem sofrido mudanças ao longo dos anos. Normalmente, esses pets são vistos como membros da família e, por isso, os tutores, sentem a dor da perda desses animais como se fosse a de um ente querido.

Por mais doloroso que seja enfrentar a dor do luto por causa de um pet, não existe ainda uma lei trabalhista que preveja a folga no trabalho por causa da morte de animais de estimação.

Contudo, o advogado Ruy João Ribeiro, que atua no Direito do Trabalho, explicou em conversa com o BNews: “Há projeto de lei em tramitação que prevê a folga ao trabalho na hipótese de falecimento de cão ou gato de estimação”.

O advogado ainda explicou que a justificativa da proposta é a dor pela perda dos animais de estimação, que passaram a ser considerados como parte da família, “além da necessidade de tempo para cremar ou enterrar os animais em local adequado”.

Ruy João Ribeiro pontuou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ainda não prevê distinção entre os pets e os animais de suporte emocional, que são os peludos que ajudam pessoas com problemas psiquiátricos, como ansiedade, depressão e estresse.

Mas, afinal, em quais condições é possível folgar?

A CLT permite que o empregado não compareça ao serviço, sem prejuízo do salário, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência, disse o advogado.

O trabalhador pode fazer acordo com a empresa enquanto se recupera do luto do animal?

Mesmo não tendo lei na hipótese do luto por animal, Ruy João Ribeiro explicou que alguns sindicados conseguem incluir em acordos coletivos a previsão para folga em casa de morte se pets, de tal modo que se cria uma norma com força de lei e a empresa fica obrigada a conceder a folga.

“Se não houver sindicato para negociar esse benefício para o empregado, há possibilidade de o empregador acolher a falta como justificada e não descontar o salário da empresa, mas será uma liberalidade do empregador”, finalizou.

Morte de pet justifica falta no trabalho? Saiba quais possibilidades de acordos
Advogado Ruy João Ribeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp