BNews Pet

NASA transmite vídeo de gatinho a milhões de milhas de distância da Terra; assista

Reprodução//Vídeo
O vídeo em questão tinha apenas 15 segundos de duração, mas levou 101 segundos para chegar à Terra  |   Bnews - Divulgação Reprodução//Vídeo

Publicado em 29/12/2023, às 16h30   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Há décadas, vídeos de gatos são compartilhados online, mas a NASA alcançou um feito impressionante ao transmitir um vídeo de um gato diretamente do espaço, a uma distância de 19 milhões de milhas. Isso foi possível graças ao avançado transceptor laser de voo da nave espacial Psyche.

O vídeo tem apenas 15 segundos de duração, mas leva 101 segundos para chegar à Terra, sendo transmitido a uma taxa máxima de bits de 267 megabits por segundo (Mbps).

Utilizando o transceptor laser de voo, que é capaz de enviar e receber sinais de infravermelho próximo, a NASA lançou um laser de infravermelho próximo codificado para o Telescópio Hale, localizado no Observatório Palomar da Caltech, no condado de San Diego, Califórnia. Lá, os engenheiros baixaram o vídeo.

Cada quadro individual do vídeo em loop foi então transmitido em tempo real para o JPL em Pasadena, Califórnia, onde o vídeo foi reproduzido. Esse feito tecnológico permitiu que o vídeo do gato do espaço fosse apreciado em tempo real pelos cientistas e engenheiros do JPL.

Ryan Rogalin, líder de eletrônicos do receptor no JPL, comentou sobre o assunto e explicou mais como foi a trasmissão do vídeo. “Apesar de transmitir de milhões de milhas de distância, foi capaz de enviar o vídeo mais rápido do que a maioria das conexões de internet banda larga. Na verdade, após receber o vídeo em Palomar, ele foi enviado para o JPL pela internet, e essa conexão foi mais lenta do que o sinal vindo do espaço profundo. O DesignLab do JPL fez um trabalho incrível nos ajudando a mostrar essa tecnologia – todo mundo adora Taters”, comentou. 

Assista: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp