BNews Pet

Outubro Rosa: "Autoexame" em pets funciona? Saiba o que diz especialista

Madronka por Pixabay
"Autoexame" em pets é sugerido para identificar câncer de mama  |   Bnews - Divulgação Madronka por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 18/10/2022, às 08h30


FacebookTwitterWhatsApp

Se engana quem acredita que o câncer de mama atinge apenas os humanos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a doença atinge 45% das cadelas e 35% das gatas. Por isso, os tutores de pets devem fazer o "toque amigo" nas fêmeas para tentar identificar qualquer alteração. Esse toque é parecido com o autoexame em mulheres, contudo, é feito pelos donos dos animais.

Diferente das mulheres, os cães não conseguem fazer o autoexame, dessa forma, fica para os tutores a tarefa de fazer essa investigação em todas as mamas das cadelas e gatas, a fim de identificar algum aumento de volume, nódulos ou inflamações, conforme a médica-veterinária Isabela Vasconcelos, especialista em reprodução animal explicou ao BNews.

Isabela ainda relembrou que o Hospital de Medicina Veterinária Prof. Renato Rodemburg de Medeiros Neto, da Universidade Federal da Bahia (HOSPMEV/UFBA), participa da campanha Outubro Rosa todos os anos e oferece uma avaliação gratuita para gatas e cadelas neste período. 

Apesar da doença atingir mais as cadelas, 80% dos tumores de mama em gatas já são malignos. "É importante diagnosticar cedo, até porque o tamanho desses nódulos influenciam no grau da doença. Quanto maior o tumor, mais grave é", comentou a médica-veterinária. A afirmação vale tanto para cadelas, quanto para gatas, mas nas felinas a situação é ainda mais preocupante já que elas têm altas chandes de metástase.

De acordo com Isabela, a castração é o ideal para previnir as neoplasias mamárias sem ter muitos efeitos colaterais. Para isso, a orientação é que os tutores castrem os cadelas até 1 ano de idade e as gatas de seis a 12 meses de vida. 

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp