BNews Pet

País multa tutores que não limpam urina de cães na rua; entenda

Ilustrativa
Em algumas cidades, a multa pode chegar até 1.500 euros  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 05/06/2022, às 11h17   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os donos de cachorros na Espanha tem tido que se adequar à uma nova regra, que está sendo aplicada em algumas cidades do país. Municípios passaram a aplicar multa aos tutores que não limparem a urina dos cachorros nas ruas. Segundo informações do site Trendencias, a medida depende de cada cidade e tem como objetivo combater os maus odores que eles podem carregar e a deterioração do mobiliário urbano.

Andaluzia
Sob pena de multa entre 120 e 750 euros, os donos de cães na cidade tem por obrigação levar uma garrafa de água (melhor se for misturada com vinagre) para limpar o xixi durante o passeio.

Catalunha e Comunidade de Madrid
Em Mataró, quem não limpar a urina do animal pode ser multado em até 700 euros. Em Tarragona essa multa é de até 300 euros. No município de Alcobendas a penalização chega até 750 euros. Já em Alcalá de Henares, os tutores são obrigados a "levar consigo uma garrafa com um produto de limpeza para minimizar o impacto da micção".

Castela-La Mancha e Castela e Leão
Na cidade de Albaceta a multa é ainda mais pesada e pode chegar até a 1.500 euros. Já em Valladolid, a Portaria de Convivência Responsável e Proteção Animal estabelece que os donos de animais de estimação devem tomar todas as medidas necessárias para evitar que seus cães façam xixi nas fachadas dos edifícios e no mobiliário urbano.

Comunidade Valenciana e Região de Múrcia
Na Comunidade Valenciana é obrigatório limpar a urina e recolher excrementos de animais em locais como Alicante, L'alcudia, Calpe, Picassent, La Vall d'Uixó, Valencia e Oropesa del Mar , entre outros. Em Jumilla (Múrcia) , a Portaria Municipal estabelece multas entre 60 e 300 euros para os proprietários que não limparem os seus animais de estimação.

Além dos locais indicados, o referido site indica multas para os proprietários que não limpem a urina de seus cães em Huesca, Gijón, Mieres, Canárias, Ceuta, Cambre . De qualquer forma, é aconselhável consultar a Portaria Municipal de sua localidade para saber os detalhes.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp